Ensino de números inteiros na educação básica: panorama de pesquisas no Brasil de 2006 a 2017

Autores

  • Thuany Raphaella Mendes Amaral
  • Flávia Cristina Figueiredo Coura

Palavras-chave:

Ensino de números inteiros; número negativo; obstáculos epistemológicos; ensino de matemática.

Resumo

Este estudo tem o objetivo de identificar e analisar o conhecimento produzido sobre o ensino de números inteiros em pesquisas realizadas em sala de aula. Trata-se de um estudo bibliográfico de cunho qualitativo, feito a partir de 13 dissertações e uma tese defendidas em programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu das áreas de Educação, Ensino e Matemática, no período de 2006 a 2017. Da análise emergiram três categorias, segundo as quais as pesquisas foram organizadas: ano escolar, recurso didático e dificuldades dos alunos. Os resultados indicam a presença de obstáculos epistemológicos em oito estudos, dos quais seis remetem à mesma manifestação de erros e dificuldades dos alunos para aprender números inteiros: unificar a reta numérica. As pesquisas salientam que atividades propostas para o ensino não devem restringir-se a situações cotidianas. Houve pouca ênfase nos conceitos de número inteiro e de número negativo.

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Publicado

24-02-2021

Como Citar

MENDES AMARAL, T. R.; FIGUEIREDO COURA, F. C. Ensino de números inteiros na educação básica: panorama de pesquisas no Brasil de 2006 a 2017. Espaço Plural, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 29, 2021. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/33819. Acesso em: 14 abr. 2025.