MTSK e o discurso matemático:

aproximações referentes ao conhecimento matemático

Autores

  • Brenda Reche Graff
  • Miguel Ribeiro

Palavras-chave:

Conhecimento especializado; Comognição; aproximações entre discurso matemático e MTSK.

Resumo

O Mathematics Teacher’s Specialized Knowledge discute o conhecimento específico e especializado do professor de matemática envolvido na sua prática especializada de possibilitar que os alunos pensem matematicamente e entendam. Já o discurso matemático compreende a aprendizagem matemática como a aquisição de um tipo específico de discurso. Nesse artigo é feito uma revisão teórica que aponta correspondências entre os subdomínios do Mathematics Teacher’s Specialized Knowledge com as categorias do discurso matemático com o intuito de conceitualizar e implementar formações que permitam melhorar o discurso matemático e, em consequência, a qualidade das aprendizagens matemáticas. Devido as similaridades encontradas, outras pesquisas estão sendo desenvolvidas com o objetivo de validar o que já foi discutido, além de buscar outras possíveis aproximações.

Referências

AINSWORTH, S. A conceptual framework for considering learning with multiple representations. Learning and Instruction, v. 16, p. 183–198, 2006.

ALMEIDA, A.; RIBEIRO, M. Potencialidades de uma tarefa para promover o conhecimento especializado do professor no tópico frações. Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, São Paulo, v. 3, p. 1-18, 2021.

ANDRÉ, T. O sistema de numeração decimal no ensino inicial de matemática: contribuições do ábaco e do material dourado. Ideação, v. 11, n. 1, p. 99-110, 2009.

BALL, D.; THAMES, M.; PHELPS, G. Conhecimento de conteúdo para ensino: O que o torna especial? Revista de formação de professores, v. 59, n. 5, pág. 389-407, 2008.

BAUMERT, J. et al. Teachers ́Mathematical Knowledge, Cognitive Activation in the Classroom and Student Progress. American Educational Research Journal, v. 47, n. 1, p. 133–180, 2010.

Brasil. Base Nacional Comum Curricular. 4. Ed. Brasília: Mec, 2018.

CARRILLO, J.; CLIMENT, N.; MONTES, M.; CONTRERAS, L.C.; FLORES-MEDRANO, E; ESCUDERO-ÁVILA, D.; VASCO, D.; ROJAS, N.; FLORES, P.; AGUILAR- GONZÁLEZ, A.; RIBEIRO, M.; MUÑOZ -CATALÃN, M.C. The mathematics teacher’s specialised knowledge (MTSK) model, Research in Mathematics Education. v. 20. n. 3, p. 236-256, 2018.

CHARALAMBOUS, C.; PITTA-PANTAZI, D. Drawing on a Theoretical Model to Study Students’ Understandings of Fractions. Educational Studies in Mathematics, v. 64, n. 3, p. 293, 2006.

COLE, M. Cultural psychology: A once and future discipline. Harvard university press, 1996.

DA PONTE, J.; BRANCO, N.; MATOS, A. Álgebra no Ensino Básico. Portugal: Ministério da Educação-BGIdc, p. 92-115, 2009.

DUVAL, R. Sémiosis et pensée humaine: registres sémiotiques et apprentissages intellectuels. Berne: Peter Lang, 1995.

FERREIRA, M.; RIBEIRO, M.; RIBEIRO, A. Conhecimento matemático para ensinar álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Zetetiké, Campinas, SP, v.25, n. 3, p.496-514, set./dez. 2017.

FLORES-MEDRANO, E.; AGUILAR-GONZÁLEZ, A. Profundizando en el Conocimiento de la Práctica Matemática. Avances, utilidades y retos del modelo MTSK. Actas de las III Jornadas del Seminario de Investigación de Didáctica de la Matemática de la Universidad de Huelva, p. 38-47, 2017.

FOUCAULT, M. The Archaeology of Knowledge and the Discourse on Language. Trans. AM Sheridan Smith. New York: Pantheon, 1972.

GUZMÁN, M. Enseñanza de las ciencias y la matemática. Revista iberoamericana de educación, v. 43, p. 19-58, 2007.

KLEIN, F. Elementary mathematics from an advanced standpoint: Arithmetic, algebra, analysis. Volume 1. Courier Corporation, 1932.

LERMAN, S. Cultural, discursive psychology: A sociocultural approach to studying the teaching and learning of mathematics. Educational studies in mathematics, v. 46, p. 87-113, 2001.

LERNER, D.; SADOVSKY, P. O sistema de numeração: um problema didático. In: PARRA, C; SAIZ, I. Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 1996.

LIÑAN, M. M.; CONTRERAS, L. C.; BARRERA, V. Conocimiento de los temas (KoT). Reflexionando sobre el conocimiento del profesor. Actas de las II Jornadas del Seminario de Investigación de Didáctica de la Matemática de la Universidad de Huelva, p. 12-20, 2016.

LYOTARD, J. The postmodern condition: A report on knowledge. U of Minnesota Press, 1979.

MARQUES, M.; FOSS, L.; CAVALHEIRO, S.; AVILA, C. Uma proposta para o desenvolvimento do pensamento computacional integrado ao ensino de matemática. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2017. p. 314.

MASON, J.; STEPHENS, M.; WATSON, A. Appreciating Mathematical Structure for All. Mathematics Education Research Journal, v. 21, n. 2, p. 10–32, 2009.

MASON, J.; STEPHENS, M.; WATSON, A. Appreciating Mathematical Structure for All. Mathematics Education Research Journal, v. 21, n. 2, p. 10–32, 2009.

NYE, B.; KONSTANTOPOULOS, S.; HEDGES, L. How large are teacher effects? Educational evaluation and policy analysis. Educational Evaluation and Policy Analysis, v. 26, n. 3, p. 237–257, 2004.

PAPE, S.; TCHOSHANOV, M. The Role of Representation(s) in Developing Mathematical Understanding. Theory Into Practice, v. 40, n. 2, p. 118–127, 2001.

PIANO, C.; RIPARDO, R. Uma análise das rotinas do Discurso Matemático Escolar em livros paradidáticos. REnCiMa. Revista de Ensino de Ciéncias e Matemática, v. 13, n. 5, p. 1-22, 2022.

POLICASTRO, M. Conhecimento especializado do professor nos tópicos de divisão e do tema de medida: abordagem para uma teorização de conexões matemáticas. Campinas, 2021. Tese de Doutorado. Educação – Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.

PONTE, J; BRANCO, N.; MATOS, A. Álgebra no ensino básico. 2009.

RIBEIRO, M. Abordagem aos números decimais e suas operações: a importância de uma “eficaz navegação” entre representações. Educação e Pesquisa, v. 37, n. 2, p. 407–422, 2011.

RIBEIRO, M. Pensar Matematicamente envolvendo diferentes formas de ver e de contar e as conexões com o Pensamento Algébrico. Campinas, SP: Cognoscere, 2021, v. 4, p. 60.

RIBEIRO, M.; ALMEIDA A. Da coleta de informação à construção de pictogramas – desenvolvendo o pensamento algébrico. 1 ed. Campinas: Cognoscere, 2022.

RIBEIRO, M.; ALMEIDA, A. R. DE; MELLONE, M. Conceitualizando Tarefas Formativas para Desenvolver as Especificidades do Conhecimento Interpretativo e Especializado do Professor. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1–32, 2021.

RIPARDO, R. B. Escrever bem aprendendo matemática: tecendo fios para uma aprendizagem matemática escolar. Tese (Doutorado – Programa de Pós- Graduação em Educação) Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

RORTY, R. Philosophy and the Mirror of Nature. Princeton university press, 1979.

Rowland, T.; Martyn, S.; Barber, P.; Heal, C. Conhecimento de matemática e desempenho em sala de aula de professores primários estagiários. Pesquisa em Educação Matemática, v. 2 n.1, p. 3– 18, 2000.

SANTOS, L.; CAI, J. Currículo e avaliação. In: Segundo manual de pesquisa em Psicologia da Educação Matemática. Brilho, 2016. pág. 151-185. 2016.

SFARD, A. Learning, commognition and mathematics. The Sage handbook of learning, p. 129-138, 2015.

SFARD, A. On the need for theory of mathematics learning and the promise of ‘commognition’. The philosophy of mathematics education today, p. 219-228, 2018.

SHULMAN, L. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.

SILVA, S. D. da. Formação continuada na HTPC: refletindo sobre o ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado) Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo. 2009.

SOUZA, E.; BARBOSA, J. Contribuições teóricas sobre aprendizagem matemática na modelagem matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 22, n. 1, p. 31–58, 2014.

VECE, J.; SILVA, S.; CURI, E. Desatando os nós do sistema de numeração decimal: investigar sobre o processo de aprendizagem dos alunos do 5º ano do ensino fundamental a partir de questões do SAEB/Prova Brasil Desatando os nós do Sistema Numérico Decimal. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 15, n. 1, 2013.

VYGOTSKY, L. Thinking, and speech. The collected works of LS Vygotsky, v. 1, p. 39-285, 1987.

WEBER, K. Beyond proving and explaining: Proofs that justify the use of definitions and axiomatic structures and proofs that illustrate technique. For the learning of Mathematics, v. 22, n. 3, p. 14–17, 2002.

WITTGENSTEIN, L. Investigações filosóficas. Trad. José Carlos Bruni. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

ZAKARYAN, D.; RIBEIRO, M. Mathematics teachers’ specialized knowledge: a secondary teacher's knowledge of rational numbers. Research in Mathematics Education, v. 21, n. 1, p. 25-42, 2018.

Downloads

Publicado

27-06-2024

Como Citar

BRENDA RECHE GRAFF; MIGUEL RIBEIRO. MTSK e o discurso matemático: : aproximações referentes ao conhecimento matemático. Espaço Plural, [S. l.], v. 20, n. 41, p. 105–128, 2024. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/34057. Acesso em: 14 mar. 2025.