A EDUCAÇÃO ENTRE PAREDES HOSPITALARES:

CARACTERIZAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E IMPACTOS NO DISTRITO FEDERAL

Autores

Palavras-chave:

Atendimento educacional hospitalar, Classe Hospitalar, Políticas Públicas, Inclusão, Direitos Humanos

Resumo

O atendimento educacional hospitalar/classe hospitalar é considerado um serviço educacional indispensável para a garantia e promoção dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes que se encontram hospitalizados. Essa garantia tem sido efetivada pela criação de Classes Hospitalares que oportunizam a continuidade do processo de aprendizagem mesmo em período de internação. Nesse panorama, o presente artigo tem como objetivo caracterizar o atendimento educacional em Classes Hospitalares, no Distrito Federal. Para tanto, foi empreendido um estudo qualitativo, do tipo descritivo, utilizando a pesquisa documental e bibliográfica (Fonseca, 2002) e, como instrumento de pesquisa, o questionário (Gil, 1999). A análise foi realizada por meio de decodificação, interpretação qualitativa das respostas do questionário e tabulação dos dados. Os resultados apontaram para um avanço no que diz respeito ao cumprimento do direito à educação em Classes Hospitalares. Entretanto, é necessário adequar o atendimento segundo à legislação vigente (Lei 13.716/2018). O estudo possibilitou construir reflexões acerca da historicidade das Classes Hospitalares, questão que perpassa pelo movimento mundial para a inclusão, pelo processo de lutas e conquistas que resultaram na institucionalização dos Direitos Humanos e pelo avanço das leis que tratam do tema.

Biografia do Autor

Paulo Vinícius Pereira de Lima, Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal - SEEDF

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa Educação Matemática (EDUMAT). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/2020). Especialista em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Piauí (2023). Especialista em Proficiência em Tecnologias Digitais para uma Educação Empreendedora pela Faculdade Mário Quintana (2023). Especialista em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (2022). Especialista em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (2022). Especialista em Metodologias de Ensino em Matemática pela Universidade de Brasília (2018). Graduado em Licenciatura em Matemática pela UniProjeção (2016). Graduando em Pedagogia pelo Centro Universitário UniProjeção (2020). Tem experiência na área profissional: 1) PIBID Matemática UniProjeção; 2) Atuou como Educador Social Voluntário pela SEEDF (2014) em escolas públicas do Distrito Federal; 3) Atuou na Educação Infantil em Matemática pelo projeto "O Círculo da Matemática no Brasil" (2016); 4) Atuou como Professor Regente: Ensino Fundamental e Médio na Secretaria de Educação do Distrito Federal (2017-2021); 5) Atuou como Professor Regente de Matemática na Secretaria de Estado e Educação de Goiás (2022-2024); 6) É membro do grupo "Dzeta Investigações em Educação Matemática" (UnB); e 7) É membro dos projetos de pesquisa: a) Educação Matemática e Práticas Sociais da Matemática em Perspectivas Consolidadas e em Consolidação: Formação Docente, Diversidade, Diferença e Inclusão (2024); b) Atendimento Hospitalar e/ou Domiciliar de Estudantes/Pacientes: Desenvolvimento de Sistemas e/ou Produtos Integrados Online em Saúde e Educação (2022); c) Ensino Presencial e Ensino Remoto Emergencial: Apoios Educacionais, Sociais e Tecnológicos para Usuários das Redes Públicas de Ensino do Distrito Federal e Entorno (2021-2023); e d) Do Ensino Presencial ao Ensino Remoto Emergencial em Função da Covid-19: Apoios Educacionais, Sociais e Tecnológicos para Professores da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal (2020-2021).

Merula Helena Afiune, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação Modalidade Profissional, da Universidade de Brasília, especialista em Língua Portuguesa - Faculdade de Educação São Luís, em Jaboticabal, São Paulo (2000), graduada em Letras - Português e Inglês, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG,1999). Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal desde 2002, com experiência em docência nas três etapas da Educação Básica - Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Atuação como coordenadora pedagógica, professora de sala de recursos, EJA Interventiva e coordenadora intermediária de Educação Especial e Anos Finais, em Coordenação Regional de Ensino do Guará, na Rede Pública do Distrito Federal.

Karla Vanessa Gomes dos Santos, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa Educação Matemática (EDUMAT). Mestra em Educação pela Universidade de Brasília-UnB. Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (2004). Especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE). Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (desde 2014). Participa dos grupos de pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM e Formação de Professores que ensinam Matemática. Atuação como professora da educação básica, executora pedagógica de instituições conveniadas de educação infantil, sala de recursos específica de Altas Habilidades/Superdotação, Gerência de Atendimento Educacional Especializado (Gaesp). Interesse nos temas :Educação Inclusiva, Altas Habilidades/Superdotação, Atendimento Educacional Especializado (AEE), formação de professores da educação básica e políticas públicas. Atuamente realizando curso de extensão sobre Atendimento Hospitalar e/ou Domiciliar de estudantes/pacientes na UnB E-mail: prof.karlasantos@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6813-2913

Geraldo Eustáquio Moreira , Universidade de Brasília

Vencedor do grande Prêmio Anual de Educação em Direitos Humanos da UnB Mireya Suarez, da Secretaria de Direitos Humanos da Universidade de Brasília SDH/UnB (2023), na categoria Ensino Superior. Realizou Pós-Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ, 2020). Possui Doutorado em Educação Matemática pela PUCSP (2012), com Estágio Doutoral na Universidade do Minho (UMINHO/Portugal); Mestrado em Educação (UCB, 2005); Pós-Graduação em de Ensino da Matemática (UNICLAR, 2000); Licenciatura em Ciências (UEG, 1996); Licenciatura em Matemática (UNOESTE, 1999) e Licenciatura em Pedagogia (ISF, 2013). É Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB, atuando na Faculdade de Educação, no Departamento de Métodos e Técnicas (MTC/FE); está vinculado aos Cursos de Educação (Licenciaturas) e é Professor/Pesquisador da Pós-Graduação - EduMat, níveis Mestrado e Doutorado, do Programa de Educação (PPGE), onde desenvolve pesquisas assentadas na Linha EduMat, relacionadas à Educação Matemática; à Matemática e à Educação Especial. Desde 2023 é Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, Modalidade Profissional - PPGE/UnB-MP; desde 2023 é Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Políticas Públicas e Socioeducação (FE/UnB); desde 2022 é Tutor do Programa de Educação Tutorial de Educação do MEC junto à FE/UnB - PET-Edu e foi Chefe do Departamento de Métodos e Técnicas - MTC/FE por três mandatos. Tem feito pesquisa, ensino e extensão associados a uma atuação profissional que busca consolidar abordagens construtivistas na formação de professores de Matemática, sobretudo nas subáreas da Matemática, da Educação Matemática Inclusiva, da Etnomatemática e da Cognição Matemática. Associado a estes aspectos, tem atuado pela profissionalidade, trabalho e condições da docência de professores que ensinam Matemática; epistemologias e etnociências. Focaliza, de forma complementar e associada às questões de identidade e saberes, na formação para a docência neste campo, sobretudo no plano das didáticas específicas de Educação Matemática, Matemática e Educação Matemática Inclusiva. É líder do grupo de pesquisa "Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM". É pesquisador e Consultor da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - FAPDF, onde coordena/coordenou três projetos financiados. Secretário Geral e membro da Diretoria Nacional Executiva da Sociedade Brasileira de Educação Matemática SBEM-Nacional (2019 - 2022), onde ocupou o cargo de Primeiro Secretário e compôs a Comissão Editorial Nacional, tendo coordenado os Editais de e-books da SBEM de 2020 e 2021. É, também, consultor e avaliador ad hoc do INEP/MEC/SINAES e avaliador ad doc da FAPDF e de revistas na área de Educação Matemática, Educação e Inclusão.

Referências

BRASIL. Lei nº 13.716, de 24 de setembro de 2018. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 25 set. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Classe Hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar – estratégias e orientações. Brasília: MEC/SEESP, 2002.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 14 set. 2001.

BRASIL. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário

Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 5 out. 1988.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 jul. 1990.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial. Brasília, DF: MEC/Seesp, 1994.

BRASIL. Resolução nº 41, de 13 de outubro de 1995. Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA. Brasília. 1995.

COSTA, J. M.; ROLIM, C. L. A. Classe hospitalar: atendimento educacional à criança em tratamento de saúde. Revista Educação e Formação, v. 5, n. 3, 2020.

COSTA, J. M.; ROLIM, C. L. A. Classe Hospitalar na Região Norte do Brasil: construção de Direito. Revista Tempos e Espaços em Educação, v.12, n.29, p. 247-262, abri./Jun. 2019.

CRUZ, L. P. S.; SILVA, N. Políticas educativas e direitos de cidadania: política educação hospitalar. Bahia: Livro digital, 2021, p. 8-19, 22p. ISBN: 978-65-00-311328-4 (e-book). Disponível em : https://ufrb.edu.br/portal/images/noticias2021/VOLUME_5_-_POL%C3%8DTICA_DE_EDUCA%C3%87AO_HOSPITALAR.pdf.

DISTRITO FEDERAL. Lei nº 6.199, de 31 de julho de 2018. Altera a Lei nº 2.809, de 29 de outubro de 2001, que dispõe sobre a garantia do direito da criança e do adolescente ao atendimento pedagógico escolar na atenção hospitalar no Distrito Federal. Diário Oficial do Distrito Federal, nº 145, Brasília, DF, p. 5, 2 ago. 2018.

DISTRITO FEDERAL. Lei nº 2.809, de 29 de outubro de 2001. Dispõe sobre a garantia do direito da criança e do adolescente ao atendimento pedagógico e escolar na atenção hospitalar no Distrito Federal. Diário Oficial do Distrito Federal, Brasília, DF, 12 nov. 2001.

DISTRITO FEDERAL. Decreto nº 5.743, de 9 de dezembro de 2016. Altera a Lei nº 2.809, de 29 de outubro de 2001. Dispõe sobre a garantia do direito da criança e do adolescente ao atendimento pedagógico e escolar na atenção hospitalar no Distrito Federal. Diário Oficial do Distrito Federal, Brasília, DF, 16 de dezembro de 2016.

DISTRITO FEDERAL. Portaria Conjunta nº 09, de 20 de julho de 2021. Dispõe sobre a cooperação mútua entre a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Disponível em: https://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/36faf37db30b475bbaab353999113c3c/Portaria_Conjunta_9_20_07_2021.html#:~:text=Disp%C3%B5e%20sobre%20a%20coopera%C3%A7%C3%A3o%20m%C3%BAtua,dos%20anos%20iniciais%20do%20Ensino. Acesso em: 05 jul. 2024.

DISTRITO FEDERAL. Portaria Conjunta nº 10, de 16 de setembro de 2021. Institui o Comitê Gestor do Atendimento Educacional Hospitalar - Classes Hospitalares, designa seus representantes e dá outras providências. Disponível em: https://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/55b5d46a54bd499db7944eca51c97350/Portaria_Conjunta_10_16_09_2021.html#:~:text=PORTARIA%20CONJUNTA%20N%C2%BA%2010%2C%20DE,representantes%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias . Acesso em: 05 jul. 2024.

ESTÊVÃO, C. V. Democracia, Direitos Humanos e Educação: para uma perspectiva crítica de educação para os direitos humanos. Revista Lusófona de Educação, Portugal, n.17, p.11-30, 2011.

FONSECA, E. S. A situação brasileira do atendimento pedagógico-educacional hospitalar. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 117-129, 1999.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza, CE: UEC, 2002.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. Educação básica no Brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica de mercado. Educação e Sociedade, Campinas, v. 24, n. 82, p. 93-130, abr. 2003.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

LOIOLA, F. C. F. Subsídios para a educação hospitalar na perspectiva da educação inclusiva. 2013. 140f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Recife: UFPE, 2013.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MOREIRA, G. E.; SALLA, H. O atendimento pedagógico domiciliar de alunos que não podem frequentar fisicamente a escola por motivos de saúde: revisão sistemática das investigações realizadas entre 2002 e 2015. Revista Educação Especial, v. 31, n. 60, p. 119-137, jan./abr. 2018.

PAULA, E. M. A. T. Educação, diversidade e esperança: a práxis pedagógica no contexto da escola hospitalar. 2004. 299f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004.

ROLIM, C. L. A.; GÓES, M. C. R. Crianças com câncer e o atendimento educacional nos ambientes hospitalar e escolar. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 509-523, 2009.

SALDANHA, G. M. M. M.; SIMÕES R. R. Educação escolar hospitalar: o que mostram as pesquisas?. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 19, n. 3, p. 447-464, 2013.

SALLA, H.; MOREIRA, G. E. O atendimento pedagógico domiciliar e a organização do trabalho pedagógico. Revista Cocar, ISSN: 2237-0315, Edição Especial, n. 19, 2023, p. 1-16. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5435.

SANDRONI, G.A. Classe hospitalar: um recurso a mais para a inclusão educacional de crianças jovens. Cadernos da Pedagogia, São Paulo, v.2, n.3, p. 1-13, 2008.

SANTOS, S. P.; NAVARRO, E. C. Pedagogia Hospitalar: um novo caminho para a educação. Revista Eletrônica da Univar, Barra do Garças. [online]. v. 7, n. 1, p. 8-14. 2012.

SOUZA, K. R.; KERBAUY, M. T. M. O direito à educação básica nas declarações sobre educação para todos de Jomtien, Dakar e Incheon. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 2, p. 668-681, maio/ago., 2018.

TEIXEIRA, R. A. G. et al. Políticas de inclusão escolar: um estudo sobre a classe hospitalar no Brasil. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Periódico científico editado pela ANPAE, Goiânia, v. 33, n. 2, p. 421-447, 2017.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VASCONCELOS, S. M. F. Histórias de formação de professores para a classe hospitalar. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 28, n. 51, p. 27-40, 2015.

VASCONCELOS, S. M. F. Classe hospitalar no mundo: um desafio à infância em sofrimento. Fortaleza: UFC, 2007.

ZEPPONE, R. M. O. A conferência mundial de educação para todos e a declaração de Salamanca: alguns apontamentos. Revista Educação Especial, v. 24, n. 41, p. 363-375, 2011.

ZOMBINI, E. V. et al. Classe hospitalar: a articulação da saúde e educação como expressão da política de humanização do SUS. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 71-86, mar./jun. 2012.

Downloads

Publicado

03-09-2025

Como Citar

PEREIRA DE LIMA, P. V.; AFIUNE, M. H.; SANTOS, K. V. G. dos; MOREIRA , G. E. A EDUCAÇÃO ENTRE PAREDES HOSPITALARES:: CARACTERIZAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E IMPACTOS NO DISTRITO FEDERAL. Espaço Plural, [S. l.], v. 21, n. 42, p. 76–105, 2025. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/34236. Acesso em: 14 set. 2025.