PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO SUPERIOR EM ASSENTAMENTO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS
Palavras-chave:
Formação de professores, Espaços não formais de ensino, Estudo do meio, Interdisciplinaridade, Competências profissionaisResumo
O trabalho faz a descrição analítica de uma prática educativa interdisciplinar desenvolvida no Ensino Superior, com estudantes de três cursos, que articulou agroecologia, formação de professores e inovação educacional. A prática apresenta-se como um estudo do meio que oportunizou uma experiência imersiva aos estudantes para refletir sobre a importância de uma perspectiva cultural que valorize a pluralidade, a flexibilidade e as táticas dos sujeitos ordinários descritas por Michel de Certeau. Entendemos que o assentamento estudado, produz além de alimentos saudáveis, competências que extrapolam aquelas previstas nas atuais políticas educacionais como criar, argumentar e criticar. Configura-se como um espaço não formal de ensino, potente para as forças orientadoras utópicas que só podem emergir onde tem vez, a “palavra verdadeira”, como ensinou Paulo Freire.
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