PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO SUPERIOR EM ASSENTAMENTO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS

Autores

  • José Faustino de Almeida Santos Centro Universitário Barão de Mauá
  • Andrea Coelho Lastória Associada da Universidade de São Paulo na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) https://orcid.org/0000-0002-0060-0116

Palavras-chave:

Formação de professores, Espaços não formais de ensino, Estudo do meio, Interdisciplinaridade, Competências profissionais

Resumo

O trabalho faz a descrição analítica de uma prática educativa interdisciplinar desenvolvida no Ensino Superior, com estudantes de três cursos, que articulou agroecologia, formação de professores e inovação educacional. A prática apresenta-se como um estudo do meio que oportunizou uma experiência imersiva aos estudantes para refletir sobre a importância de uma perspectiva cultural que valorize a pluralidade, a flexibilidade e as táticas dos sujeitos ordinários descritas por Michel de Certeau. Entendemos que o assentamento estudado, produz além de alimentos saudáveis, competências que extrapolam aquelas previstas nas atuais políticas educacionais como criar, argumentar e criticar. Configura-se como um espaço não formal de ensino, potente para as forças orientadoras utópicas que só podem emergir onde tem vez, a “palavra verdadeira”, como ensinou Paulo Freire.

Biografia do Autor

José Faustino de Almeida Santos, Centro Universitário Barão de Mauá

Doutor em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP/USP; Mestre em Educação no mesmo programa; Graduado em História e Geografia - Licenciatura Plena pelo Centro Universitário Barão de Mauá e Universidade de Franca respectivamente. Atua como Professor Adjunto do Centro Universitário Barão de Mauá onde foi Coordenador de subprojeto "interdisciplinar" no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docências (PIBID) entre out. 2022 e abr. 2024. É membro de grupo de pesquisa da Universidade de São Paulo (Grupo de Estudos da Localidade - ELO) e professor de educação básica II - Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Tem experiência na área da Educação com ênfase em Ensino de História e Geografia escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de História e Geografia, localidade, coronelismo, formação de professores e políticas educacionais.

Andrea Coelho Lastória, Associada da Universidade de São Paulo na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ)

Livre Docente em Educação, na área de Ensino de Geografia, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP - Universidade de São Paulo - USP. Pós-Doutorado em Didática da Geografia e História na Universidade de Oviedo - Espanha com bolsa da Fundação Carolina. Mestre e Doutora em Educação, na área de Metodologia de Ensino, pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP de Rio Claro e em Pedagogia pela Faculdade Plínio Augusto do Amaral (SP). Realizou intercâmbio internacional como pesquisadora bolsista da AECI - Governo Espanhol junto a Faculdade de Educação da Universidade de Granada nos campi universitários de Granada (sul da Espanha) e Melilla (norte da África) nas áreas de Formação de Professores e Didática da Geografia. É Professora Associada da USP, efetiva no Departamento de Economia, Administração e Sociologia - LES, na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - ESALQ. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada do Centro de Energia Nuclear na Agricultura - CENA e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz - ESALQ - USP e Professora do Programa de Pós - Graduação em Educação da FFCLRP - USP. Professora e Vice Coordenadora das Licenciaturas em Ciências Agrárias e Ciências Biológicas da ESALQ. Foi Professora do Curso de Pedagogia no Departamento de Educação, Informação e Comunicação - DEDIC, na FFCLRP/USP. Membro da Rede Nacional de Pesquisadores da Educação em Periferias Urbanas - RENAPEP. Coordenadora de grupo de pesquisa integrante da Rede Latino-americana de Investigadores em Didática da Geografia - REDLADGEO. Coordenadora do núcleo de Licenciatura em Ciências Agrárias ESALQ USP do PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID. Foi Coordenadora e Vice-Coordenadora do Curso de Pedagogia da FFCLRP/USP. Foi Vice Chefe do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da FFCLRP/USP. Coordena o grupo de pesquisa "Estudo da Localidade - ELO". Diretora do Fórum Iberoamericano de Educação, Geografia e Sociedade - GEOFORO. Membro do Comitê de Educação Presencial, no Instituto Panamericano de Geografia e História - IPGH. Foi membro do Laboratório Interdisciplinar de Formação do Educador - LAIFE, na FFCLRP / USP. É Membro Titular da Comissão Coordenadora dos Cursos de Licenciaturas da ESALQ. Foi Coordenadora Pedagógica, Recursista e Avaliadora do Programa Nacional do Livro e Material Didático - PNLD, junto ao Ministério da Educação - MEC.

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Publicado

03-09-2025

Como Citar

DE ALMEIDA SANTOS, J. F.; COELHO LASTÓRIA, A. PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO SUPERIOR EM ASSENTAMENTO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS. Espaço Plural, [S. l.], v. 21, n. 42, p. 106–127, 2025. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/35519. Acesso em: 26 out. 2025.