O Movimento Feminista durante a ditadura militar no Brasil e no Chile: conjugando as lutas pela democracia política com o direito ao corpo
Palavras-chave:
movimento feminista, ditadura militar Brasil/Chile, direitos das mulheres, imprensa minista, mídia alternativa.Resumo
Como se articula o movimento feminista em meio às lutas pela democracia que marcaram a ditadura militar no Brasil (1964-1985) e no Chile (1973-1990)? Como se deu o debate entre os direitos humanos e as reivindicações específicas das mulheres nos periódicos feministas brasileiros e chilenos? O presente texto se propõe, através de uma perspectiva comparativa, a levantar alguns elementos sobre os processos de organização e luta protagonizados pelo movimento feminista nos referidos países do Cone Sul, observando como as mulheres conjugaram a resistência política ao regime militar com reivindicações do campo da sexualidade, comocontracepção e aborto. Para indicar aproximações e diferenças entre os dois países sobre a questão proposta, serão tomados como referência os discursos da mídia alternativa produzida pelo movimento feminista, em que se destacam os conflitos e enfrentamentos com os setores conservadores e os partidos de esquerda vivenciados pelas organizações de mulheres, na luta pela democracia e pela igualdade de gênero.
Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
WOITOWICZ, K. J.; PEDRO, J. M. O Movimento Feminista durante a ditadura militar no Brasil e no Chile: conjugando as lutas pela democracia política com o direito ao corpo. Espaço Plural, [S. l.], v. 10, n. 21, p. p.43–55, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/3574. Acesso em: 14 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê gênero, feminismos e ditaduras
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.