O Corpo: imaginação e pensamento
Palavras-chave:
Racionalismo, Complexidade, Dualismo, Motricidade Humana, Corpo-Objeto, Corpo-Sujeito.Resumo
O autor deste ensaio procura denunciar os exageros do racionalismo da cultura ocidental, onde o dualismo corpo-alma é o reflexo do dualismo senhor-servo. Ora, o primeiro grande racionalista da era moderna é Descartes (1596-1650) que vê,no ser humano, duas substâncias diferentes: o corpo, substância material e a alma, substância imaterial. A educação física nasce em pleno triunfo do “erro de Descartes” e, atendendo ao dualismo corpo-alma, destinava-se à educação do corpo, enquanto físico, objeto material. Fundamentado na
fenomenologia, na complexidade (Edgar Morin) e na ciência atual, o autor deste ensaio transforma a área da educação física, na área da “motricidade humana” (o ser humano, em movimento intencional, tentando superar e superar-se), dando
a esta expressão um significado científico, como nova ciência humana (a ciência da motricidade humana), e político, como ciência crítica, que rejeita todos os dualismos, incluindo os sociais e políticos
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Publicado
09-02-2012
Como Citar
MANUEL, S. O Corpo: imaginação e pensamento. Espaço Plural, [S. l.], v. 11, n. 23, p. p. 20–27, 2012. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/6043. Acesso em: 14 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê: Corpo
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