FORMAÇÃO DOCENTE NAS LICENCIATURAS DA UFSCAR: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID

Autores

  • Maria do Carmo de Sousa

Palavras-chave:

Iniciação à docência, espaço compartilhado, ações interdisciplinares, licenciaturas, parceria escola-iniversidade.

Resumo


Este artigo tem por objetivo apresentar as reflexões que estamos fazendo no que diz respeito às contribuições que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID tem trazido para a formação docente que ocorre nas licenciaturas da UFSCar e, consequentemente para o desenvolvimento profissional de licenciandos e professores da Educação Básica, considerando-se que formação inicial e formação continuada devem estar integradas. Atualmente, estão envolvidas no Programa, 19 licenciaturas presenciais, dos campi de Araras, São Carlos e Sorocaba, bem como, o curso de Pedagogia à distância, alocado nos polos de Jales e São José dos Campos. A metodologia utilizada para o desenvolvimento das atividades curriculares e extracurriculares se baseia na parceria colaborativa com ações do Programa. Essas ações são de cunho interdisciplinar, de modo a contribuir com os cursos de licenciaturas, principalmente, no que diz respeito à preparação de atividades e projetos de ensino de forma compartilhada, rompendo assim com a falsa ideia de que as áreas de conhecimento não estão relacionadas e reforçando a possibilidade de praticar e teorizar o ensino.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

DE SOUSA, M. do C. FORMAÇÃO DOCENTE NAS LICENCIATURAS DA UFSCAR: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID. Espaço Plural, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 55–69, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/8316. Acesso em: 21 jan. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: Formação Docente nas Licenciaturas: Contribuições e Perspectivas