A PERSEGUIÇÃO AO MILITANTE DA VANGUARDA POPULAR REVOLUCIONÁRIA (VPR) JOÃO CARLOS BONA GARCIA NO BRASIL E NO CHILE: O TERROR SEM FRONTEIRAS
Palavras-chave:
João Carlos Bona Garcia, Brasil, Chile, Terror de Estado.Resumo
O artigo analisa a trajetória de João Carlos Bona Garcia na Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) e a perseguição que sofreu no Brasil e no Chile, países que passaram por golpes em 1964 e 1973, respectivamente. Assim, ele foi preso e torturado no Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) de Porto Alegre e libertado em 1971, quando partiu para o Chile junto com outros 69 presos políticos trocados pelo embaixador suíço sequestrado pela VPR. No Chile, participou do governo do presidente socialista Salvador Allende até ele ser deposto em 1973. Os golpes em ambos os países, mesmo que guardando particularidades entre si, marcaram o início de uma fase em que os órgãos de segurança utilizaram métodos violentos para deter e imobilizar indivíduos considerados “inimigos internos”, que caracterizaram a aplicação do terrorismo de Estado (TDE).Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
DIAS, C. M. Ávila. A PERSEGUIÇÃO AO MILITANTE DA VANGUARDA POPULAR REVOLUCIONÁRIA (VPR) JOÃO CARLOS BONA GARCIA NO BRASIL E NO CHILE: O TERROR SEM FRONTEIRAS. Espaço Plural, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 126–142, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/8581. Acesso em: 14 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê: Ditaduras de Segurança Nacional e Terrorismo de Estado
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.