ROTULAGEM GERAL E NUTRICIONAL DE ALIMENTOS CONSUMIDOS POR CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v16i23.10914Palavras-chave:
Legislação de Alimentos, Rotulagem Nutricional, Gorduras Tans, Teor de SódioResumo
A rotulagem de alimentos no Brasil está respaldada em dois eixos: geral e nutricional. Rotulagem geral é toda a informação presente no rótulo do alimento e rotulagem nutricional é a descrição destinada a informar ao consumidor sobre as propriedades nutricionais de um alimento e se aplica aos produtos alimentícios produzidos, comercializados e embalados na ausência do consumidor. Este estudo objetiva verificar a adequação da rotulagem geral e nutricional de produtos alimentícios industrializados e comercializados em Francisco Beltrão, PR, descritos como habitualmente consumidos por crianças. Foram verificados 56 produtos, salgados e doces, de 31 marcas diferentes. Observou-se que todos os produtos verificados apresentaram nome ou razão social, identificação de origem, data de fabricação/lote, lista de ingredientes e prazo de validade conforme a RDC nº 259, e as porções e medidas caseiras segundo a RDC nº 359. O teor de gordura trans é elevado nos produtos que declaram a presença deste componente. O sódio em muitos casos excede a recomendação de 2.400 mg/diária, e o glúten está presente em 71,43 % dos produtos avaliados, limitando assim, o consumo destes alimentos pelas pessoas portadoras de doenças celíaca.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.