SISTEMAS DE SOBRESSEMEADURA E DINÂMICA PRODUTIVA DE FORRAGEIRAS TEMPERADAS SOBRE A TÍFTON 85
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v16i23.10915Palavras-chave:
Forrageiras, Dinâmica, Gramínea, SobressemeaduraResumo
O ensaio foi conduzido de abril a setembro de 2010 e comparou dois sistemas de sobressemeadura de forrageiras anuais de inverno em gramínea perene de verão. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso em esquema fatorial 2x4, com quatro repetições. Os fatores avaliados foram às semeaduras (direta ou a lanço) e as espécies forrageiras (aveia preta, azevém, aveia preta+azevém e aveia preta+azevém+ervilhaca) sobre Tifton 85. As colheitas foram realizadas em função da altura do dossel das forrageiras. Houve interação significativa entre método de semeadura e produção de forragem que possibilita a escolha da melhor estratégia de semeadura (P<0,05). No método de semeadura direta o rendimento foi de 17.742 kg e a lanço 12.817 kg MS ha-1. Não houve efeito da sobressemedura nas combinações forrageiras (P>0,05). Ocorreram em média seis cortes e 111 dias de uso das cultivares à exceção da aveia extreme com menor tempo. A proporção da Tifton 85 na composição botânica dos tratamentos foi em média 19,2%, essa dinâmica dos pastos permitiu um aporte de volumosos na estação fria do ano.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
PIN, E. A.; CECHIN, F.; PIGOSSO, M. SISTEMAS DE SOBRESSEMEADURA E DINÂMICA PRODUTIVA DE FORRAGEIRAS TEMPERADAS SOBRE A TÍFTON 85. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 16, n. 23, p. 101, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v16i23.10915. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/10915. Acesso em: 10 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.