ORDENHA E REFRIGERAÇÃO INEFICENTES IMPACTAM NA QUALIDADE DO LEITE
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v16i24.11397Palavras-chave:
Micro-organismos, Leite cru, Sistema de ordenha e refrigeraçãoResumo
A pesquisa analisou a presença de bactérias no processo da ordenha de vacas leiteiras e no leite cru refrigerado em distintas combinações de sistemas de ordenha e resfriamento do leite. Os grupos de bactérias foram identificados e quantificados no laboratório pelos métodos analíticos oficiais. A análise estatística comparou a média da contagem bacteriana dos locais da amostragem em função dos métodos de ordenha. O número de microorganismos no leite foi elevado independente do método de ordenha. Os coliformes fecais e totais estiveram frequentes nos procedimentos de ordenha balde ao pé e manual e a quantidade de mesófilos e psicrotróficos foi elevada nas ordenhas mecanizadas. Estes resultados foram correlacionados à precariedade das instalações, dos equipamentos e das ações humanas culminando com a baixa qualidade do leite produzido na propriedade.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
PIN, E. A.; MANTELI, C.; BERTOLDO, E. ORDENHA E REFRIGERAÇÃO INEFICENTES IMPACTAM NA QUALIDADE DO LEITE. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 16, n. 24, p. 51, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v16i24.11397. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/11397. Acesso em: 10 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.