DESENVOLVIMENTO, URBANIZAÇÃO E DESIGUALDADES SOCIOAMBIENTAIS: APONTAMENTOS PARA O ESTUDO DA REALIDADE DO RECIFE SOB A ÓTICA DA JUSTIÇA AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v17i26.12039
Agências de fomento
CAPES
Palavras-chave:
Desenvolvimento, Justiça ambiental, Desigualdades socioambientaisResumo
Este artigo tem por objetivo construir um breve panorama do processo de urbanização na cidade do Recife, destacando sua intrínseca relação com as desigualdades socioambientais locais e tendo como principal foco o deslindamento da real natureza e os prováveis impactos do modelo de desenvolvimento em voga na região. Procura-se também caracterizar as injustiças ambientais que afetam, sobretudo, as classes socioeconomicamente desfavorecidas moradoras de áreas de alagados, observando-se a realidade de uma comunidade pobre do Recife chamada “Bode”, localizada às margens do manguezal do bairro do Pina. A partir de revisões bibliográficas e observações in loco, chega-se a conclusão de que o ideário da Justiça ambiental tem se tornado cada vez mais premente no âmbito dos planejamento e gestão urbanos, sobretudo em cidades como o Recife, onde não cessam de aparecer novas situações de desigualdade socioambiental, dado seu recente processo de crescimento econômico.Downloads
Publicado
19-08-2016
Como Citar
MAHMOOD, S. B.; DOS SANTOS, O. A. A. DESENVOLVIMENTO, URBANIZAÇÃO E DESIGUALDADES SOCIOAMBIENTAIS: APONTAMENTOS PARA O ESTUDO DA REALIDADE DO RECIFE SOB A ÓTICA DA JUSTIÇA AMBIENTAL. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 17, n. 26, p. 135, 2016. DOI: 10.48075/rfc.v17i26.12039. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/12039. Acesso em: 9 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.