PRODUÇÃO LEGISLATIVA, CAMPANHAS ELEITORAIS E VOTO DISTRITALIZADO: ESTUDO DE CASO DOS VEREADORES CANDIDATOS À REELEIÇÃO EM CURITIBA EM 2012
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v18i27.12329Palavras-chave:
Desempenho Eleitoral, Conexão Eleitoral, Reeleição, Legislativo Municipal, Vereadores.Resumo
Este trabalho analisa o desempenho eleitoral de candidatos que tentaram a reeleição ao cargo de vereador em Curitiba em 2012. As variáveis utilizadas foram: resultado 2012 (derrotado/reeleito), requerimentos apresentados (2009 a 2012), quantidade de votos recebidos em 2008, espaço no HGPE e recursos gastos nas campanhas em 2012. Usamos o modelo quantitativo análise de trajetória para verificar quanto cada variável pesou sobre o resultado final. Adicionamos os requerimentos para dialogar com o conceito da conexão eleitoral. Parte-se do pressuposto que requerimentos contribuem positivamente para o sucesso do candidato, porém, os resultados mostraram o contrário. Dentre as variáveis verificadas requerimentos foi a mais fraca, ajudando pouco aqueles que se reelegeram e ainda influenciou negativamente o resultado dos candidatos derrotados. A variável que teve os coeficientes com maior correlação direta e indireta para os dois grupos, derrotados e reeleitos, foi o voto recebido em 2008.Downloads
Publicado
21-12-2016
Como Citar
SANTOS, R. M.; RAMOS, M. D. da S. PRODUÇÃO LEGISLATIVA, CAMPANHAS ELEITORAIS E VOTO DISTRITALIZADO: ESTUDO DE CASO DOS VEREADORES CANDIDATOS À REELEIÇÃO EM CURITIBA EM 2012. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 18, n. 27, p. 154, 2016. DOI: 10.48075/rfc.v18i27.12329. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/12329. Acesso em: 10 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.