O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E O PAPEL DOS AGENTES LOCAIS NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO RURAL

Autores/as

  • Graciela Caroline Gregolin
  • Jaciara Reis Nogueira Garcia
  • Adilson Francelino Alves
  • Marcos Roberto Pires Gregolin
  • Wilson João Zonin

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v17i25.14858

Palabras clave:

Alimentación Escolar, Agricultura Familiar, Políticas Públicas

Resumen

Nos atuais moldes de implementação, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) visa promover a Segurança Alimentar e Nutricional e apoiar o desenvolvimento local por meio do incentivo à agricultura familiar. Ao se reconhecer que a execução do programa é intersetorial, também se reconhece a necessidade de um ator que dialogue com os diversos departamentos envolvidos na sua operacionalização. Com base em tais pressupostos, o estudo teve por objetivo contextualizar a atuação do nutricionista na execução do PNAE na esfera municipal. Para tanto realizou-se, a priori, um levantamento bibliográfico sobre os temas relacionados, e posteriormente desenvolveu-se um estudo de caso nos municípios que compõe a Bacia Hidrográfica do Paraná 3. Os principais entraves constatados foram condições climáticas, sazonalidade e produção insuficiente, e as principais estratégias realizadas pelos nutricionistas consistiam em ter uma relação aproximativa com os agricultores familiares, realizar parcerias com Assistência Técnica e Extensão Rural e estimular a produção de alimentos diversificados e orgânicos.

Publicado

01-01-2000

Cómo citar

GREGOLIN, G. C.; GARCIA, J. R. N.; ALVES, A. F.; GREGOLIN, M. R. P.; ZONIN, W. J. O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E O PAPEL DOS AGENTES LOCAIS NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO RURAL. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 17, n. 25, p. 39, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v17i25.14858. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/14858. Acesso em: 22 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê Projeto Alfa III