UMA CONTRIBUIÇÃO À ANÁLISE DAS COMUNIDADES RURAIS DO SUDOESTE DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v17i25.14859Palavras-chave:
Comunidades rurais, Cultura, IdentidadeResumo
Neste artigo fizemos algumas considerações referentes às relações que se estabelecem entre os sujeitos inseridos nas comunidades rurais, mais especificamente em algumas selecionadas dos municípios de Itapejara d’Oeste, Francisco Beltrão e Marmeleiro, Sudoeste do Paraná, identificando também as principais infraestruturas ainda existentes. A análise foi gerada a partir de pesquisa bibliográfica e documental; aplicação dos questionários e realização das entrevistas; visita aos municípios e às comunidades rurais para registros fotográficos; coleta e análise dos dados secundários. Sintetizamos informações de 13 comunidades rurais pesquisadas, destacando a formação histórica a partir dos relatos dos próprios moradores, observando as atividades que realizam e identificando aspectos da cultura camponesa que é reproduzida por eles ao longo do tempo.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
SAQUET, M. A.; MEIRA, R. A. de; PANHO, L. M. UMA CONTRIBUIÇÃO À ANÁLISE DAS COMUNIDADES RURAIS DO SUDOESTE DO PARANÁ. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 17, n. 25, p. 60, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v17i25.14859. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/14859. Acesso em: 10 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Projeto Alfa III
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.