FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CONTEXTO E RELAÇÕES CURRICULARES PARA ALÉM DA LÓGICA PRESCRITIVA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v18i28.15874Palavras-chave:
Formação continuada de professores, currículo, educação básica, formação continuada em contexto da escola, pesquisa colaborativaResumo
O artigo trata de projeto de formação continuada de professores, desenvolvido em parceria entre pesquisadores e docentes de uma escola da Rede Estadual de Ensino de Francisco Beltrão, PR. Com o objetivo de analisar o modo como a integração das questões relacionadas às concepções de currículo nas propostas formativas pode contribuir para ampliar o sentido do currículo e suas relações no trabalho docente, discute a formação continuada em contexto escolar como um movimento que pode enriquecer e transformar a ação pedagógica, tendo em vista as implicações políticas e ideológicas do contexto de atuação nas propostas formativas. Por meio de pesquisa bibliográfica e análise de relatórios da formação, evidencia a hegemonia da perspectiva tradicional de ensino e da lógica prescritiva nos processos escolares, propõe que o currículo seja pensado como espaço de produção cultural, para superar a visão que concebe os professores como técnicos, destaca as possibilidades da formação à construção coletiva de uma nova cultura escolar e à superação da lógica da prescrição.
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