HISTÓRIA ORAL E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: O QUE REVELAM AS MEMÓRIAS DE DOCENTES E DISCENTES
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v19i30.20562
Agências de fomento
Fundação Araucária
Palavras-chave:
Memória Docente, História Oral, Francisco Beltrão, Educação RegionalResumo
O presente texto é resultado das pesquisas desenvolvidas na modalidade de Iniciação Científica entre 2016 e 2017, no projeto “História Oral e História da Educação Regional: as memórias de docentes e discentes entre 1950 e 1990”, cujo lócus da pesquisa se concentra em Francisco Beltrão e região. Diante das precárias condições de manutenção dos acervos documentais, entre eles, os mantidos pelos poderes públicos e instituições escolares; diante da despreocupação que muitas instituições têm com a memória histórica, cabe a nós dedicarmos esforços no sentido desenvolvermos ações para preservar a memória ainda existente. Nesse sentido, realizamos entrevistas com ex-professores e ex-alunos visando compreender a dinâmica do trabalho docente e da organização escolar da época. As entrevistas seguiram a metodologia e os procedimentos da História Oral. O uso das fontes ajudou a entender o funcionamento e o desenvolvimento da educação ao longo do tempo, trazendo contribuições à educação atual, possibilitando um aprimoramento aos futuros educadores que estão em formação.Downloads
Publicado
04-10-2018
Como Citar
QUADRO, C. de; CASTANHA, A. P. HISTÓRIA ORAL E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: O QUE REVELAM AS MEMÓRIAS DE DOCENTES E DISCENTES. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 19, n. 30, p. 18, 2018. DOI: 10.48075/rfc.v19i30.20562. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/20562. Acesso em: 10 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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