REPRESENTAÇÕES DE IN/EXCLUSÃO NA PROVINHA BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v20i31.21117
Agências de fomento
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Palavras-chave:
Inclusão escolar. Provinha Brasil. Avaliação em larga escala.Resumo
Este trabalho objetiva analisar as representações culturais de alunos incluídos registradas nas Fichas de Correção da Provinha Brasil. Utilizando as noções de In/exclusão (VEIGA-NETO; LOPES, 2011; LOPES, 2007) e de Representação cultural (HALL, 1997), realizamos uma análise documental das Fichas de Correção da Provinha Brasil de 2012 e 2013 de nove escolas de uma rede municipal do sul do Brasil. O estudo mostrou que os alunos incluídos são representados em uma posição de in/exclusão, percebida por duas posturas docentes: (1) permitir que os alunos façam a prova, porém justificando o desempenho pela condição de incluído e (2) não permitir que façam a prova, por serem “de inclusão”. Predominou a segunda opção. Portanto, se os incluídos são desconsiderados nas avaliações em larga escala, possivelmente estarão ausentes das políticas educacionais propostas, gerando outra exclusão.Downloads
Publicado
14-01-2019
Como Citar
MELO, C. A. de; TRAVERSINI, C. S. REPRESENTAÇÕES DE IN/EXCLUSÃO NA PROVINHA BRASIL. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 20, n. 31, p. 09, 2019. DOI: 10.48075/rfc.v20i31.21117. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/21117. Acesso em: 9 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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