COMPETITIVIDADE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS E INDONÉSIAS DE CAFÉ
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v21i33.22847
Agências de fomento
Apoio do CNPq, através da chamada Universal-2018.
Palavras-chave:
Café. Competitividade. Comércio Internacional.Resumo
O objetivo deste estudo foi o de analisar a competitividade das exportações brasileiras no mercado mundial do café, entre 2000 a 2016, em comparação ao quarto maior produtor e exportador mundial, a Indonésia. Os dados foram coletados no site do UN COMTRADE (United Nations Comtrade), da FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations) e da WTO (World Trade Organization). A metodologia empregada baseou-se no Índice de Vantagem Comparativa Revelada Simétrica (VCRS), na Razão de Concentração (CR), e no Índice de Orientação Regional (IOR). Os resultados revelaram que tanto o Brasil quanto a Indonésia apresentaram vantagens comparativas para as exportações de café. Em relação à CR, o Brasil apresentou concentração e a Indonésia desconcentração das exportações. O IOR indicou orientação das exportações de café do Brasil para Alemanha, Itália e Estados Unidos. Já o IOR da Indonésia apresentou orientação das exportações de café somente aos Estados Unidos e à Alemanha.Downloads
Publicado
11-04-2020
Como Citar
COPETTI, L. S.; CORONEL, D. A. COMPETITIVIDADE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS E INDONÉSIAS DE CAFÉ. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 21, n. 33, p. 76, 2020. DOI: 10.48075/rfc.v21i33.22847. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/22847. Acesso em: 7 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.