PROPOSIÇÃO E APLICAÇÃO DE UM MODELO DE DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v21i33.23081
Agências de fomento
Palavras-chave:
Diagnóstico Organizacional, Gestão Estratégica, Modelo, Processo.Resumo
O objetivo deste artigo é a proposição de um modelo de diagnóstico organizacional que exponha um panorama sistêmico e consistente de informações acerca da performance das empresas. A partir de princípios da pesquisa exploratória e procedimentos de pesquisa bibliográfica, foram reunidos subsídios de periódicos científicos e literatura especializada, que embasaram a formatação de um modelo constituído por quatro fases: (1) caracterização do sistema de valor; (2) composição de indicadores de desempenho; (3) aferição do desempenho; e (4) análise de performance. A aplicação prática do modelo permitiu compreender relações da empresa com o ambiente competitivo e condições da sua estrutura gerencial e operacional. Este panorama foi concretizado por meio da descrição da Cadeia de Valor, da definição de indicadores de desempenho, da aferição das medidas parametrizadas em cada indicador e dos mapas cromáticos de análise, que expõem a performance da organização. Este estudo contribui com inovações no processo de diagnóstico organizacional, fortalecendo a gestão estratégica das organizações.Downloads
Publicado
11-04-2020
Como Citar
WAGNER, A.; DÍAZ MERINO, E. A. PROPOSIÇÃO E APLICAÇÃO DE UM MODELO DE DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 21, n. 33, p. 100, 2020. DOI: 10.48075/rfc.v21i33.23081. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/23081. Acesso em: 11 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.