PERCEPÇÃO PARENTAL DAS BARREIRAS PARA O CONTATO DA CRIANÇA COM A NATUREZA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v21i33.23087
Agências de fomento
Palavras-chave:
criança, percepção, familia, naturezaResumo
Esse estudo visou caracterizar o uso de espaços abertos de lazer com natureza por crianças e identificar os recursos materiais e sociais do sistema familiar que são percebidos pelos pais como barreiras ao uso desses locais. Em um parque urbano em Florianópolis 72 pais de crianças de 6 aos 9 anos de idade foram recrutados para participar de um jogo na natureza e responder um questionário auto-aplicado. A maioria dos pais declarou visitar semanalmente com seus filhos espaços abertos de lazer como praias, parques e praças. A principal barreira percebida foi a falta de disponibilidade dos pais para acompanhar os seus filhos a esses lugares. Por outro lado, os pais mostraram-se satisfeitos com a estrutura física dos espaços com natureza e de um modo geral não percebem a distância de lugares com natureza de suas residência um fator limitante para acessá-los. Tratando-se de um estudo exploratório, sugere-se uma investigação mais aprofundada da organização das atividades familiares como uma condição reguladora das oportunidades de contato da criança com a natureza.Downloads
Publicado
11-04-2020
Como Citar
PERES, P. M. S.; FELIPPE, M. L.; KUHNEN, A. PERCEPÇÃO PARENTAL DAS BARREIRAS PARA O CONTATO DA CRIANÇA COM A NATUREZA. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 21, n. 33, p. 46, 2020. DOI: 10.48075/rfc.v21i33.23087. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/23087. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.