DETERMINAÇÃO DO PERFIL BIOQUÍMICO DE RATOS SUBMETIDOS A ACUPUNTURA E LASER ACUPUNTURA NOS PONTOS ZUSANLI E YINTANG
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v21i34.24442
Agências de fomento
Universidade Regional de Blumenau, Bioclin
Resumo
Terapias complementares, como acupuntura e laser acupuntura, têm se destacado na prática médica devido as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma vez que essas terapias apresentam efeitos orgânicos positivos. Objetivo comparar acupuntura e laser acupuntura nos acupontos E36 (Zusanli) e EX3 (Yintang) no perfil lipídico e glicêmico em ratos em jejum e sem jejum, bem como nos níveis séricos de cortisona. Ratos Wistar foram divididos em dois grupos (com jejum e sem jejum) e mantidos em biotério com ciclo claro-escuro (12-12 horas), temperatura controlada (22 ± 2 ° C) e livre acesso à água e comida. Os animais permaneceram no laboratório de bioquímica por um período de 1 h para aclimatação. Verificou-se que a laser acupuntura no grupo sem jejum houve aumento significativo nos níveis de colesterol total (CT, 32%) em relação ao controle e acupuntura, HDL-colesterol (HDL-c, 78%) e glicose (18%) apenas ao controle; no grupo com jejum a terapia com laser acupuntura foi observado um aumento significativo no CT e no HDL-c (38 e 39%, respectivamente) e uma diminuição significativa nos níveis séricos de cortisol (30%), todos em relação ao controle. O presente estudo demonstrou respostas significativas com o tratamento a laser nos acupontos E36 (Zusanli) e EX3 (Yintang), quando comparados aos grupos acupuntura e controle. Os presentes achados reforçam a hipótese de que as terapias complementares têm efeitos significativos que podem beneficiar o paciente e devem, portanto, ser estimuladas sempre que possível.Downloads
Publicado
27-05-2020
Como Citar
COELHO, I. A.; VALENTE, C.; CERUTTI, M. L. DETERMINAÇÃO DO PERFIL BIOQUÍMICO DE RATOS SUBMETIDOS A ACUPUNTURA E LASER ACUPUNTURA NOS PONTOS ZUSANLI E YINTANG. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 21, n. 34, p. 102, 2020. DOI: 10.48075/rfc.v21i34.24442. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/24442. Acesso em: 10 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.