COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL PÚBLICA: INFLUÊNCIAS E DESAFIOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v22i36.24754
Agencias de apoyo

Palabras clave:

Comunicação organizacional. Organizações públicas. Assessoria de comunicação

Resumen

Este artigo discute a comunicação organizacional em instituições públicas. Por meio de revisão bibliográfica sobre o assunto, busca-se compreender o potencial estratégico da comunicação dentro das organizações. O trabalho procura apontar, por meio de exemplos, como a comunicação tem sido entendida nas organizações, em especial, nas públicas; a influência da perspectiva política nas assessorias de comunicação; e como são exercidas as influências de gestores e usuários. Mostra-se o contexto de ambientes abertos ao diálogo e de outros com falhas de comunicação, além do conhecimento necessário ao profissional que atuará nas assessorias, sob o contexto organizacional. Conclui-se que o presente estudo é incipiente e que novas pesquisas podem complementar e aprofundar o entendimento sobre o papel estratégico da comunicação em organizações públicas.

Biografía del autor/a

João Cubas Martins, Universidade Federal do Paraná

Relações Públicas da Universidade Federal do Paraná

Liliane Canopf, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Publicado

16-12-2020

Cómo citar

MARTINS, J. C.; CANOPF, L. COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL PÚBLICA: INFLUÊNCIAS E DESAFIOS. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 22, n. 36, p. 104, 2020. DOI: 10.48075/rfc.v22i36.24754. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/24754. Acesso em: 19 may. 2025.

Número

Sección

Artigos