ACUPUNTURA NA ESTÉTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE OS BENEFÍCIOS E APLICAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v23i37.24836
Agências de fomento
Universidade Regional de Blumenau
Palavras-chave:
acupuntura, estética, acupuntura estética, medicina tradicional chinesa.Resumo
Muito utilizadas para o tratamento de patologias, as práticas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) também possuem resultados eficazes na área da estética. Baseada em suas teorias básicas: a teoria do Yin e Yang, dos Cinco Movimentos e dos Zang Fu (órgãos e vísceras), as práticas da MTC visam tratar as patologias e as queixas estéticas do paciente através da busca pelo equilíbrio energético do organismo. O presente trabalho possui como objetivo buscar na literatura informações pertinentes ao conhecimento das práticas da MTC na estética, descrever sobre as práticas, seus benefícios e identificar quais práticas são mais eficazes para cada queixa estética. Trata-se de uma revisão bibliográfica elaborada através de dados disponíveis na literatura entre os anos de 1985 a 2017, foram abordadas no trabalho dez práticas da MTC. Conclui-se que o tratamento estético através das práticas da MTC possui bons resultados na estética e diversas vantagens por ser prático, pouco invasivo, baixo risco de alergia, raras contraindicações, além de serem práticas que visam equilibrar o organismo do paciente.Downloads
Publicado
07-04-2021
Como Citar
VIEIRA, B. C.; SILVA, E. dos S.; VALENTE, C. ACUPUNTURA NA ESTÉTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE OS BENEFÍCIOS E APLICAÇÕES. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 23, n. 37, p. 211–224, 2021. DOI: 10.48075/rfc.v23i37.24836. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/24836. Acesso em: 11 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.