PROFESSORA ONDINA PEREIRA FOLDA (1923 – 2017): ITINERÁRIOS DE UMA EDUCADORA EM LARANJEIRAS DO SUL -PR.
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v22i35.24858Palavras-chave:
biografia, conhecimento, Educação Escolar Pública, História da EducaçãoResumo
Situado no campo da História da Educação, este artigo relata a trajetória pessoal e profissional de Ondina Pereira Folda (1923 – 2017) destacando seu papel na área educacional de Laranjeiras do Sul-PR entre as décadas de 1940 a 1980. Em meados do século XX o isolamento da região, causado pela falta de estradas e incipientes meios de comunicação, agravava a precariedade de oportunidades educacionais e oferta de políticas públicas. O objetivo deste trabalho é retratar os desafios pessoais e coletivos que a tornaram uma das mais relevantes educadoras do município numa perspectiva que ultrapassa as fronteiras da sala de aula e transcendem o fazer pedagógico. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica e análise de entrevistas e fontes documentais. Conclui-se que o apurado senso crítico e sensibilidade aos problemas sociais alicerçaram suas ações buscando a melhoria nas condições das escolas, ampliação da oferta educacional, formação adequada aos docentes e incentivo a atividades formativas para além dos espaços escolares.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.