FLORESTAN FERNANDES: ORIGENS DO SUBDESENVOLVIMENTO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v22i36.24915
Agências de fomento
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Palavras-chave:
Sociologia, Florestan Fernandes, Desenvolvimento socioeconômico, Interpretações do Brasil.Resumo
Florestan Fernandes (1920-1995) destacou-se por conceber as bases da sociologia brasileira, definindo não apenas o enfoque teórico-metodológico, mas toda a dimensão profissional do cientista social. A obra de Florestan é marcada por sua preocupação em constituir um pensamento especificamente sociológico das grandes questões nacionais, inserindo-se de modo sui generis na categoria de intérprete do Brasil. Este artigo ordena as principais contribuições do autor sobre a formação da identidade nacional. Após uma breve apresentação de sua biografia, principais influências e obras publicadas, expomos suas reflexões sobre a trajetória da sociedade brasileira desde o período colonial até a conjuntura do capitalismo dependente. As considerações do autor sobre a problemática do desenvolvimento nacional são apresentadas na segunda parte do texto. A obra de Florestan Fernandes é fundamental para a reflexão sobre o subdesenvolvimento brasileiro, o que lhe confere grande relevância para compreender o período atual e ponderar sobre os desdobramentos da sociedade contemporânea.Downloads
Publicado
16-12-2020
Como Citar
MAXIMILIANO, E. G.; DIETRICH, P. von. FLORESTAN FERNANDES: ORIGENS DO SUBDESENVOLVIMENTO BRASILEIRO. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 22, n. 36, p. 09, 2020. DOI: 10.48075/rfc.v22i36.24915. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/24915. Acesso em: 6 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.