RAÇA/COR E INDICADORES DE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA: IDENTIFICANDO POSSÍVEIS DIFERENÇAS DE COMPORTAMENTO DAS MULHERES NO BRASIL EM 2006
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v22i36.25037Palavras-chave:
Saúde da Mulher. Diferenças raciais. PNDSResumo
Os diferenciais entre brancos e negros são perceptíveis em várias esferas da vida social, tais como a inclusão no sistema formal de educação, mercado de trabalho, até o acesso aos serviços de saúde. Esses diferenciais também estão presentes no acesso à saúde sexual e reprodutiva, com grande desvantagem para o grupo de mulheres negras. Este trabalho tem a finalidade descrever e analisar os diferenciais por raça/cor no acesso à saúde sexual e reprodutiva no Brasil em 2006. Foram utilizados os dados da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher do ano de 2006. Utilizou-se a análise descritiva, teste Qui-quadrado e modelagem estatística para averiguar associação entre as variáveis. Pode-se concluir que ainda hoje a variável raça/cor influencia o acesso à saúde sexual e reprodutiva. Em alguns indicadores esse efeito é atenuado quando controlado pela escolaridade das mulheres.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.