EDUCAÇÃO ESPECIAL E A INCLUSÃO ESCOLAR NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v22i36.25143Palavras-chave:
inclusão, acessibilidade, pessoa portadora de necessidades especiais.Resumo
Este estudo teve por objetivo geral abordar a educação inclusiva no ensino superior. Seus objetivos específicos foram contribuir para a reflexão sobre o conceito e a prática da educação inclusiva, sobre a legislação brasileira acerca do tema, e, ainda apresentar uma abordagem sobre o histórico da inclusão das pessoas portadoras de deficiência na educação e sobre as barreiras no acesso e permanência destes no ensino superior. Metodologicamente o estudo caracterizou-se como descritivo exploratório e, se apoiou em uma base teórica por meio da pesquisa bibliográfica constituída pela análise de textos publicados, tanto na literatura especializada, como em periódicos (impressos e/ou disponibilizados na internet). Autores e estudiosos como Aline Maira da Silva, Elsa Midori Shimazaki e João Baptista Cintra Ribas deram suporte aos estudos. Com a realização do estudo concluiu-se que no Brasil muito há que se evoluir na inclusão das pessoas portadoras de deficiência no ensino superior, pois apesar da previsão legal e das políticas e movimentos de inclusão existentes, ainda há pouca efetividade prática na aplicação de tais leis e ideais, pois além das barreiras físicas (mobiliário inadequado, instalações desprovidas de acessibilidade, etc) é preciso mudar a cultura organizacional de cada instituição, de modo a promover o acolhimento dos estudantes portadores de necessidades especiais e sua permanência nas instituições de ensino superior.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.