GEOHISTÓRIA DO PLANEJAMENTO NACIONAL BRASILEIRO: NARRATIVAS E REFLEXÕES
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v23i37.25942
Agências de fomento
Palavras-chave:
planejamento, geohistória, desenvolvimentoResumo
Investiga-se aqui a geohistória do planejamento estatal brasileiro, pormenorizando suas diferentes concepções teórico-práticas, tendências e reverberações socioespaciais que orientaram os processos e planificações executivos governamentais. A pesquisa estruturou-se a partir da revisão bibliográfica temática de artigos, sites, teses e livros correlatos, comparando-se espaço-temporalmente linhas narrativas e tendências geohistóricas, alicerçadas na cronologia da política pública federal, especialmente a nível nacional. Evidenciou-se a ausência de uma concepção padrão que oriente a elaboração das várias planificações nacionais, patenteando a inexistência de sólidos projetos de Estado no Brasil. Diversas propostas de planejamento brasileiro se mostraram pouco eficazes, desiguais e custosas, além de consideradas em processo recente e dialético de maturação. Espera-se ter evidenciado a importância do caráter sociopolítico e territorial para a feitoria de pósteros planos nacionais mais justos e democráticos.Downloads
Publicado
07-04-2021
Como Citar
MELO, Y. V. GEOHISTÓRIA DO PLANEJAMENTO NACIONAL BRASILEIRO: NARRATIVAS E REFLEXÕES. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 23, n. 37, p. 225–243, 2021. DOI: 10.48075/rfc.v23i37.25942. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/25942. Acesso em: 9 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.