IDENTIFICAÇÃO TAXONÔMICA DE PLANTAS MEDICINAIS USADAS NO MACIÇO DE BATURITÉ, NO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v23i38.26888Palavras-chave:
Fitoterápicos. Saúde urbana. Etnobotânica.Resumo
A utilização de plantas medicinais está marcada na história do desenvolvimento da humanidade, ainda hoje, é comum ver alguma espécie cultivada em residências brasileiras, tanto em jarros, como em jardins ou em canteiros que consorciam várias plantas medicinais. Nesse contexto, o trabalho pretende identificar, discutir e classificar três das espécies encontradas através de uma pesquisa exploratória de campo – em residências visitadas em cidades do Maciço de Baturité, zona serrana do estado do Ceará – somada a uma pesquisa bibliográfica a respeito das classificações e usos das plantas coletadas. Constatou-se que são três as espécies mais encontradas nos estabelecimento, sendo estas, a Alfavaca (Ocimum basilicum L.), o Boldo-da-terra (Plectrantus barbatus A.) e o Coirama-Branco (Bryophyllum pinnatum (Lam.).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Faz Ciência

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.