POLÍTICAS PÚBLICAS INTERSETORIAIS DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR: SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA REGIÃO DO CARIRI, NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE- CEARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v23i38.27003
Agências de fomento

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Segurança Alimentar e Nutricional, Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Resumo

A dimensão e a intersetorialidade das Políticas Públicas em várias instâncias da sociedade civil, que de forma participativa integram os repasses a estados e municípios para compra de gêneros alimentícios provenientes da Agricultura Familiar, onde são fomentadas ações de Segurança Alimentar e Nutricional - SAN que com a pandemia da COVID-19, os desafios tornaram-se ainda maiores. O presente trabalho foi realizado no município de Juazeiro do Norte, no Ceará, sobre as políticas públicas de SAN. O estudo foi conduzido através de investigações de pesquisas de natureza quali-quantitativa descritiva com uso de dados das plataformas governamentais e a aplicação de questionário, respeitando os aspectos éticos. Diante da expansão da COVID-19 é pertinente fazer inferência ao aumento da insegurança alimentar dos mais vulneráveis, como os escolares de famílias pobres, pessoas em situação de vulnerabilidade social. Espera-se que este estudo venha a contribuir para a reformulação e a reestruturação de ações governamentais e políticas públicas voltadas para SAN.

Biografia do Autor

Barbara Leandro Monteiro, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutoranda em Alimentos e Nutrição. Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Faculdade de Engenharia de Alimentos - FEA. Mestre em Agricultura Orgânica pelo Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica - PPGPAO. Universidade Federal Rural de Rio de Janeiro - UFRRJ. Engenheira Agrônoma.  Grupo de Pesquisa do CNPq: Segurança Alimentar e  Nutricional (SAN).

Katia Cilene Tabai, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ

Professora Titular. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Orientadora do trabalho. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).

Downloads

Publicado

27-10-2021

Como Citar

MONTEIRO, B. L.; TABAI, K. C. POLÍTICAS PÚBLICAS INTERSETORIAIS DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR: SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA REGIÃO DO CARIRI, NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE- CEARÁ. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 23, n. 38, p. 233–250, 2021. DOI: 10.48075/rfc.v23i38.27003. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/27003. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos