O IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA (IN) SEGURANÇA ALIMENTAR DA POPULAÇÃO BRASILEIRA SOB A ÓTICA INTERCULTURAL E INTERDISCIPLINAR
DOI :
https://doi.org/10.48075/rfc.v23i37.27024Résumé
Este artigo figura no âmbito da intersetorialidade para alcançar a segurança alimentar, considerando o impacto da pandemia da COVID-19 e as suas consequências. Neste sentido, com a perspectiva da interdisciplinaridade traz uma contribuição para sociedade, dentro de uma reflexão advinda da interculturalidade, mobilizada pelo diálogo das culturas, a fim de promover a soberania alimentar dentro desse cenário de incertezas, que requer a vigência de políticas públicas intersetoriais de alimentação, saúde, educação, habitação, entre outras, que sejam eficazes. E ainda, destacou-se estudos que relatam a relação do elevado número de pessoas acometidas pela pandemia com a má nutrição, que vai desde a fome, até muitas vezes, ao sobrepeso e a obesidade, bem como a questão da alimentação do brasileiro e, com isso nos remete a necessidade de promover sistemas alimentares sustentáveis. Sugere-se entre outros aspectos, que dentre as prioridades governamentais, estejam a proteção de populações mais vulneráveis do ponto de vista econômico e social, para erradicar a fome no Brasil.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.