ASPECTOS QUE INFLUENCIAM A AQUISIÇÃO E PREPARO DO FEIJÃO COMUM POR CONSUMIDORES DOMÉSTICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v23i37.27180
Agências de fomento
Fundação Araucária (bolsa de iniciação científica)

Palavras-chave:

Leguminosas. Informação Nutricional. Segurança Alimentar.

Resumo

O feijão comum é considerado um alimento básico da dieta da população brasileira, com forte ligação com a cultura alimentar do país. Fonte de proteína vegetal está presente no prato, na maioria das vezes, em dupla com o cereal arroz, ocorrendo assim uma complementação de aminoácidos essenciais e uma boa relação do ponto de vista nutricional. Alimento, portanto, fundamental quando se trata de Segurança Alimentar e Nutricional – SAN. Dessa forma verificar o perfil dos consumidores, assim como conhecer os critérios e motivações que influenciam em suas escolhas são de grande importância para a cadeia produtiva. A observância das informações obrigatórias nas embalagens dos produtos alimentícios em geral, dentre eles o feijão, contribui de forma significativa para a saúde do consumidor e para a SAN. Sob o respectivo contexto, objetivou-se com o estudo, conhecer as variáveis que determinam a escolha do feijão comercial pelos consumidores no município de Francisco Beltrão (PR), e verificar a adequação da rotulagem geral e nutricional nas embalagens, bem como o hábito de leitura e conhecimento dos consumidores em relação à informação nutricional. Foi verificado que o público pesquisado observa de forma majoritária, no momento da compra de feijão, o prazo de validade e a marca do produto. No que se refere a adequação das marcas, a rotulagem geral e nutricional estava de acordo com a legislação brasileira para as marcas utilizadas na pesquisa. Cerca de 54% dos entrevistados afirmaram ler as informações contidas nos rótulos das embalagens dos feijões. 

Biografia do Autor

Rose Mary Helena Quint Silochi

Professora Adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Centro de Ciências de Saúde/Francisco Beltrão (Aposentada). Integrante do grupo de Pesquisa em Segurança Alimentar (GEPSA-UNIOESTE- CNPQ)

Vanderleia Schoeninger, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados - Faculdade de Ciências Agrárias. Integrante do grupo de Pesquisa em Segurança Alimentar (GEPSA-UNIOESTE- CNPQ).

Renata Henrique Hoscher

Mestre em Engenharia Agrícola. Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Nathália Gabriela Eduardo Rodrigues

Estudante de Graduação em Nutrição - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Downloads

Publicado

07-04-2021

Como Citar

QUINT SILOCHI, R. M. H.; SCHOENINGER, V.; HOSCHER, R. H.; RODRIGUES, N. G. E. ASPECTOS QUE INFLUENCIAM A AQUISIÇÃO E PREPARO DO FEIJÃO COMUM POR CONSUMIDORES DOMÉSTICOS. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 23, n. 37, p. 147–164, 2021. DOI: 10.48075/rfc.v23i37.27180. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/27180. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ "Segurança Alimentar e Nutricional: Abordagens interdisciplinares"