ASPECTOS QUE INFLUENCIAM A AQUISIÇÃO E PREPARO DO FEIJÃO COMUM POR CONSUMIDORES DOMÉSTICOS
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v23i37.27180
Agências de fomento
Fundação Araucária (bolsa de iniciação científica)
Palavras-chave:
Leguminosas. Informação Nutricional. Segurança Alimentar.Resumo
O feijão comum é considerado um alimento básico da dieta da população brasileira, com forte ligação com a cultura alimentar do país. Fonte de proteína vegetal está presente no prato, na maioria das vezes, em dupla com o cereal arroz, ocorrendo assim uma complementação de aminoácidos essenciais e uma boa relação do ponto de vista nutricional. Alimento, portanto, fundamental quando se trata de Segurança Alimentar e Nutricional – SAN. Dessa forma verificar o perfil dos consumidores, assim como conhecer os critérios e motivações que influenciam em suas escolhas são de grande importância para a cadeia produtiva. A observância das informações obrigatórias nas embalagens dos produtos alimentícios em geral, dentre eles o feijão, contribui de forma significativa para a saúde do consumidor e para a SAN. Sob o respectivo contexto, objetivou-se com o estudo, conhecer as variáveis que determinam a escolha do feijão comercial pelos consumidores no município de Francisco Beltrão (PR), e verificar a adequação da rotulagem geral e nutricional nas embalagens, bem como o hábito de leitura e conhecimento dos consumidores em relação à informação nutricional. Foi verificado que o público pesquisado observa de forma majoritária, no momento da compra de feijão, o prazo de validade e a marca do produto. No que se refere a adequação das marcas, a rotulagem geral e nutricional estava de acordo com a legislação brasileira para as marcas utilizadas na pesquisa. Cerca de 54% dos entrevistados afirmaram ler as informações contidas nos rótulos das embalagens dos feijões.Downloads
Publicado
07-04-2021
Como Citar
QUINT SILOCHI, R. M. H.; SCHOENINGER, V.; HOSCHER, R. H.; RODRIGUES, N. G. E. ASPECTOS QUE INFLUENCIAM A AQUISIÇÃO E PREPARO DO FEIJÃO COMUM POR CONSUMIDORES DOMÉSTICOS. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 23, n. 37, p. 147–164, 2021. DOI: 10.48075/rfc.v23i37.27180. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/27180. Acesso em: 9 abr. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ "Segurança Alimentar e Nutricional: Abordagens interdisciplinares"
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.