COMPARAÇÃO ENTRE A CULTURA DO GRUPO ÉTNICO PAPEL E A CULTURA DO GRUPO ÉTNICO BALANTA DA GUINÉ-BISSAU
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v24i39.27827Palavras-chave:
Averiguar e comparar, culturas étnicas de Balantas e Papel.Resumo
O artigo trata de duas culturas de grupos étnicos Guineenses, chamados: Balantas e Papel. Objetivo é averiguar e comparar as práticas culturais que os dois grupos étnicos apresentam em comum, e o que não têm em comum. O método de pesquisa é de natureza bibliográfica, baseando nas bases dos trabalhos: Garrafão; Subuhana (2018), Virginia (2018), Schneider1 (1998), Aldair (2017), Tchuda (2019) e Mendes, (2018). Também se enquadra como pesquisa do campo, mediante realização de três entrevistas com moradores locais. Os três sujeitos entrevistados são pessoas de diferentes faixas etárias de cada grupo étnico. Como resultado os dois grupos étnicos apresentam a maioria das práticas culturais em comum, tais como: os rituais de passagem das fases de adolescente para adultos, casamento, circuncisão, toca choro e cortejos fúnebres. Apresentam organização social diferente, visto que o grupo étnico Balantas, possui organização social horizontal, por isso a decisão é tomada em conjunto, enquanto no grupo étnico Papel, ocorre uma hierarquia de forma vertical, e cabe ao chefe de tabanca tomar decisão para todos constituintes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Faz Ciência

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.