A CADEIA PRODUTIVA DO LEITE NO PARANÁ E SUA CONTRIBUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA MICRORREGIÃO DE TOLEDO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v24i39.27856Palavras-chave:
Desenvolvimento Econômico, Cadeia do Leite, Geração de EmpregoResumo
Este artigo analisou a contribuição da cadeia produtiva do leite no desenvolvimento econômico da microrregião de Toledo, no período de 2006 a 2018. Utilizou-se a abordagem teórica de base econômica de Albert Hirschman para fundamentar a análise através dos indicadores de Quociente Locacional, Coeficiente de Especialização e o Coeficiente de Reestruturação para os setores da criação de bovinos para leite, preparação do leite e fabricação de laticínios. Os resultados mostraram que os municípios da microrregião, no período entre 2006 a 2018, passaram por importantes processos de reestruturação de suas atividades econômicas, demonstrando que a atividade leiteira faz parte da realidade econômica da microrregião, principalmente, para o setor agroindustrial. A cadeia produtiva do leite é responsável por um importante número de empregos formais nos municípios analisados, gerando emprego e contribuindo para o desenvolvimento econômico da microrregião de Toledo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Faz Ciência

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.