O FUTEBOL COMO FERRAMENTA DE APROXIMAÇÃO DO TELEJORNAL
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v24i40.28361Resumo
O presente trabalho constitui um ensaio. Os telejornais têm por função informar e ser uma fonte de atualização, dessa forma “conversam” com os telespectadores interagindo o que produz nessa população a falsa impressão de diálogo. Esta sensação de aproximação é dada por uma representação da vida real, por meio do espetáculo. Ele é utilizado para elevar a audiência e com o futebol não é diferente, a modalidade é usada como “veículo” de notícias na televisão e por isso contribui para sua identificação com o telespectador. Com este intuito, no dia 08 de julho 2019, o Jornal Nacional buscou apresentar um “perfil humanizado” dos jogadores campeões da Copa América, com marcas de proximidade com intuito de produzir a percepção da realidade. Estas estratégias quando, usadas pelo programa direcionam à “conquista” da legitimação e credibilidade junto ao público. As informações foram construídas por meio da imitação da ação representada por imagens e depoimentos exibidos com a presença de conteúdos morais e os papéis desempenhados pelos atores que são mostrados nas notícias. O tom emocional também pode ser apontado como um aspecto característico de ligação entre o público e o telejornal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.