PRÁTICAS DE CONSUMO DE FAMÍLIAS ATENDIDAS NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS NORTE, NO MUNICÍPIO DE FRANCISCO BELTRÃO, PARANÁ

Autores

  • Jordanna Peliser Fachinello de Souza Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão
  • Odete Fernandes Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v24i39.28585

Resumo

 

Este trabalho tem como objetivo compreender as práticas de consumo com famílias participantes dos grupos socioeducativos do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Norte, a fim de incentivar o planejamento do orçamento familiar. A metodologia escolhida foi entrevista semiestruturada, de caráter qualitativo, buscando o diálogo entre a pesquisadora e as entrevistadas. A pesquisa apontou que o consumo acontece não apenas pela forma tradicional de compra e venda de mercadorias, mas que trocas e doações fazem parte do cotidiano. No momento da compra, um dos critérios de escolha é o preço, no entanto, para alguns produtos a qualidade vem em primeiro lugar. O planejamento do orçamento é em curto prazo, para suprir necessidades imediatas.

Biografia do Autor

Jordanna Peliser Fachinello de Souza, Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão

Especialista em Políticas Públicas e Desenvolvimento Social da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Graduada em Economia Doméstica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

Odete Fernandes, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Assistente social, Especialista em Políticas Públicas e Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Estadual dePonta Grossa – UEPG. Docente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR

Downloads

Publicado

13-07-2022

Como Citar

PELISER FACHINELLO DE SOUZA, J.; FERNANDES, O. . PRÁTICAS DE CONSUMO DE FAMÍLIAS ATENDIDAS NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS NORTE, NO MUNICÍPIO DE FRANCISCO BELTRÃO, PARANÁ. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 24, n. 39, p. 58–79, 2022. DOI: 10.48075/rfc.v24i39.28585. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/28585. Acesso em: 26 abr. 2024.