A PRESENÇA E A RESISTÊNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE DIAMANTE DO SUL-PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v24i40.29300

Resumo

Este artigo apresenta a caracterização da agricultura familiar no município de Diamante do Sul, região Oeste do estado do Paraná, Brasil, a partir dos microdados dos Censos Agropecuários de 2006 e 2017 e da Produção Agrícola Municipal. Esta pesquisa identifica e quantifica os estabelecimentos agropecuários, através do mapeamento das características socioeconômicas dos agricultores e de sua produção. A partir do método exploratório, levantamos e analisamos os dados disponibilizados na plataforma SIDRA do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A presença da agricultura familiar no município de Diamante do Sul é fundamental para a segurança alimentar local, no fornecimento de alimentos diversificados em circuitos curtos de comercialização, manutenção do meio ambiente, em oposição as práticas agrícolas industriais e na cadeia da seda. Contudo, os resultados demonstram que a presença da agricultura familiar no município apresenta uma tendência de enfraquecimento, sinalizando a necessidade de políticas públicas específicas de desenvolvimento e permanência dos agricultores no rural.

Biografia do Autor

Taiane Aparecida Ribeiro Nepomoceno, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda em Desenvolvimento Rural Sustentável na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestra em Ciências Ambientais pela mesma universidade. 

Vanessa Bueno Arruda, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Geógrafa. Mestranda em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Downloads

Publicado

25-01-2023

Como Citar

NEPOMOCENO, T. A. R.; ARRUDA, V. B. . A PRESENÇA E A RESISTÊNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE DIAMANTE DO SUL-PR . Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 24, n. 40, 2023. DOI: 10.48075/rfc.v24i40.29300. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/29300. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos