O DESENVOLVIMENTO RURAL A PARTIR DA TEORIA ATOR-REDE

UMA ABORDAGEM TERRITORIAL

Autores

  • Leomar Rippel Centro de Ensino Superior de Francisco Beltrão – CESUL
  • Adilson Francelino Alves Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Clério Plein Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v24i39.29505

Resumo

O objetivo deste ensaio é realizar uma análise teórica dos elementos exógenos e endógenos e as relações que contribuem para o desenvolvimento rural, bem como, realiza-se um esforço na tentativa de refletir sobre as interconexões das redes curtas e longas de desenvolvimento rural e, por fim, abordamos as contribuições da Teoria Ator-Rede para a sociologia contemporânea. Como resultados, indica-se que a constatação das crises de desenvolvimento, seja o modelo capitalista ou socialista, e os respectivos impactos nos espaços rurais, produzem um conjunto de críticas e novas propostas de análise e intervenção na realidade. Nesse sentido, as contribuições da discussão em torno da noção de território, fortemente ancorada na Geografia, e a Teoria Ator-Rede, nos oferecem elementos indispensáveis para compreender o rural e seu desenvolvimento.

Biografia do Autor

Leomar Rippel, Centro de Ensino Superior de Francisco Beltrão – CESUL

Graduado em História pela Universidade Paranaense (2008), especialização em Metodologia do Ensino de História (2010), mestrado em História pela Universidade de Passo Fundo (2012), Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2016). Doutor em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2020). Professor e coordenador do Núcleo de Relações Internacionais do Centro de Ensino Superior de Francisco Beltrão – CESUL.

Adilson Francelino Alves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduado em Ciências Sociais, especialização em sociologia e Sociologia da Educação ambos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Clério Plein, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduado em Economia Doméstica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2000), mestrado (2003) e doutorado (2012) em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com estágio sandwich no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal). Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Downloads

Publicado

13-07-2022

Como Citar

RIPPEL, L. .; FRANCELINO ALVES, A. .; PLEIN, C. . O DESENVOLVIMENTO RURAL A PARTIR DA TEORIA ATOR-REDE: UMA ABORDAGEM TERRITORIAL. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 24, n. 39, p. 80–105, 2022. DOI: 10.48075/rfc.v24i39.29505. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/29505. Acesso em: 25 abr. 2024.