Insegurança alimentar em idosos observada a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio – PNAD
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v25i41.30311Resumo
A insegurança alimentar constitui um problema preocupante no Brasil. O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) possui como objetivo a criação de políticas que promovam o Direito Humano a Alimentação Adequada para amenizar tal cenário. O presente estudo teve como objetivo analisar dados de idosos em insegurança alimentar de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) nos anos de 2004, 2009 e 2013, a qual fez o uso da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA). A metodologia utilizada para este artigo foi a pesquisa bibliográfica seguida pela pesquisa de campo no ano de 2022, com busca por dados secundários junto ao IBGE, de forma quantitativa. Os dados foram analisados estatisticamente pelo software Bio.Estat 5.3 observando-se as regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro Oeste. Os resultados obtidos através da análise dos dados sugerem que houve melhoria na situação de segurança alimentar dos idosos em todas as regiões entre o período estudado. Estatisticamente não houve diferença observada entre os anos de 2004 e 2009, porém, houve diferença significativa entre os anos de 2004 e 2013 e, ainda, entre os anos de 2009 e 2013.
Downloads
Publicado
Versões
- 25-07-2024 (2)
- 26-05-2023 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.