Conservação de mamão Formosa minimamente processado com uso de ácido cítrico.

Autores

  • Daniela Ragazzon Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - IAPAR-EMATER-IDR.
  • Mariana Faccini Pinheiro Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul.
  • Márcia Miss Gomes Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul
  • Ernesto Quast Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul https://orcid.org/0000-0001-6505-8199
  • Claudia Simone Madruga Lima Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul. https://orcid.org/0000-0002-1953-1552

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v25i42.30450

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar o impacto da imersão em três diferentes concentrações de ácido cítrico sobre a manutenção da qualidade do mamão formosa. Os mamões do cultivar Formosa, em diferentes estágios de maturação, variando entre estágio 2 e 4, já higienizados e cortados foram divididos em quatro grupos, os quais foram submetidos à quatro diferentes concentrações (água destilada; solução de ácido cítrico à 0,025%; solução de ácido cítrico à 0,050% e solução de ácido cítrico à 0,075%) e à cinco períodos de armazenamento (dias 1, 3, 5, 7 e 9). Em cada um dos períodos de armazenamento, procedeu-se a realização de análise microbiológica (deterioração microbiana macroscópica) e físico-química (pH, acidez titulável, sólidos solúveis, ratio, atividade de água, resistência à penetração da polpa, perda de massa e coloração). Constatou-se que à solução de ácido cítrico à 0,075% garantiu comparativamente maior manutenção da qualidade das frutas e vida útil de sete dias, viabilidade mais longa obtida no estudo.

Biografia do Autor

Daniela Ragazzon, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - IAPAR-EMATER-IDR.

Bacharel em Economia Doméstica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão. Especialista em Tecnologia de Alimentos para Agroindústrias, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE. Especialista em Segurança Alimentar e Nutricional. Pós-Graduanda em Economia Rural, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus Toledo. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul, Paraná. Extensionista Rural do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - IAPAR-EMATER-IDR.

Mariana Faccini Pinheiro, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul.

Médica Veterinária. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul, Paraná, Brasil

Márcia Miss Gomes , Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul

Engenheira de Alimentos. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul, Paraná, Brasil

 

Ernesto Quast, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul

Engenheiro de Alimentos. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos - Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul, Paraná.

Claudia Simone Madruga Lima, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul.

Engenheira Agrônoma. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul, Paraná, Brasil.

 

Downloads

Publicado

26-07-2023

Como Citar

RAGAZZON, D.; FACCINI PINHEIRO, M. .; MISS GOMES , M. .; QUAST, E.; MADRUGA LIMA, C. S. . Conservação de mamão Formosa minimamente processado com uso de ácido cítrico. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 25, n. 42, 2023. DOI: 10.48075/rfc.v25i42.30450. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/30450. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos