Importância do ácido 18-Metilecoisanoico no cuidado com o cabelo
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v25i41.30594Resumo
O composto ácido 18-metileicosanoico é um tipo de ácido graxo que ocorre naturalmente nos cabelos e funciona como um componente chave da superfície cuticular. Especificamente, ele cria uma barreira hidrofóbica que ajuda a lubrificar os cabelos e manter sua aparência. O objetivo deste estudo foi examinar o papel do 18-MEA no cuidado dos cabelos e seu potencial impacto no comportamento e aparência de cada fio. Para guiar nossa investigação, formulamos a seguinte pergunta: "O ácido 18-metileicosanoico (18-MEA) é um fator significativo na influência das propriedades das fibras capilares e no aprimoramento da aparência dos cabelos?" Foi realizada uma revisão integrativa da literatura usando fontes como o Google Scholar e a Biblioteca Nacional de Medicina (PUBMED) com os descritores DeCS / MeSH: "ácido 18-metileicosanoico", "hair", "análise capilar". Foram incluídos artigos em português e inglês publicados entre 2002 e 2022, com critérios de exclusão baseados em relevância e acessibilidade, resultando na seleção de 14 artigos. A análise desses artigos revelou que a ausência de 18-MEA na superfície cuticular do cabelo pode levar a uma diminuição no ângulo de contato e um aumento na força de fricção. Além disso, estudos mostraram que a incorporação de 18-MEA por meio de formulações cosméticas pode resultar em hidrofobicidade persistente nos cabelos, destacando ainda mais sua importância na influência das propriedades capilares, como adesão e redução de fricção, promovendo uma aparência mais saudável para os cabelos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.