Mulheres quilombolas:
enfrentamento político territorial
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v25i41.30637Resumo
Esta resenha examina o livro: Mulheres quilombolas: território de existências negras femininas (2020), o qual tem como autoras 12 mulheres quilombolas de diversas regiões do Brasil e de várias áreas do conhecimento formal e informal. A escrita pretende analisar a luta, a resistência e os problemas que as mulheres quilombolas enfrentam no Brasil. A resenha é fruto de uma pesquisa bibliográfica feita no referido livro, organizado por Selma dos Santos Dealdina. Com base na leitura que fiz, ficou evidente o sofrimento e as lutas vivenciadas pelas mulheres quilombolas de todas as regiões do país, por outro lado, elas marcaram no texto que, via várias lutas, estão, ainda que de forma lenta, conseguindo ser incluídas em cargos da política sindical, nas associações, nas universidades, etc., ou seja, ocupando posições importantes socialmente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.