A participação da sociedade local no processo de estadualização da Fundação Faculdade de Ciências Humanas de Francisco Beltrão (FACIBEL)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v25i42.30889

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o processo de estadualização da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), com ênfase ao campus de Francisco Beltrão – PR, que incorporou a Fundação Faculdade de Ciências Humanas de Francisco Beltrão (FACIBEL). A atenção que daremos a esse campus se justifica pelo fato de que o processo de estadualização foi diferente do que ocorreu nos demais campus da UNIOESTE; pois observamos que em Francisco Beltrão ocorreu uma maior participação da sociedade local na luta pela estadualização. A metodologia que utilizamos para a realização deste artigo consiste na análise de alguns estudos já realizados sobre essa temática, mas também buscamos relatos a partir de entrevistas de alguns participantes no movimento pela estadualização; além de termos realizado uma intensa busca pelos principais registros da imprensa da época, especialmente através de jornais publicados no Sudoeste do Paraná. Trata-se de um artigo que analisa a luta da sociedade local (professores, acadêmicos, políticos etc.) pelo acesso ao ensino superior em Universidade pública.

Biografia do Autor

Fabiana Sinhoratti, Rede Estadual de Ensino do Paraná (SEED/PR) e Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão/PR

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Francisco Beltrão. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Francisco Beltrão. Bacharel em História. Bacharel em Geografia. Especialista em Gestão político-pedagógica escolar. Professora da Rede Estadual de Ensino do Paraná. Técnica Pedagógica no Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão/PR.

Downloads

Publicado

26-07-2023

Como Citar

SINHORATTI, F. A participação da sociedade local no processo de estadualização da Fundação Faculdade de Ciências Humanas de Francisco Beltrão (FACIBEL). Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 25, n. 42, 2023. DOI: 10.48075/rfc.v25i42.30889. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/30889. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos