A participação da sociedade local no processo de estadualização da Fundação Faculdade de Ciências Humanas de Francisco Beltrão (FACIBEL)
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v25i42.30889Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o processo de estadualização da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), com ênfase ao campus de Francisco Beltrão – PR, que incorporou a Fundação Faculdade de Ciências Humanas de Francisco Beltrão (FACIBEL). A atenção que daremos a esse campus se justifica pelo fato de que o processo de estadualização foi diferente do que ocorreu nos demais campus da UNIOESTE; pois observamos que em Francisco Beltrão ocorreu uma maior participação da sociedade local na luta pela estadualização. A metodologia que utilizamos para a realização deste artigo consiste na análise de alguns estudos já realizados sobre essa temática, mas também buscamos relatos a partir de entrevistas de alguns participantes no movimento pela estadualização; além de termos realizado uma intensa busca pelos principais registros da imprensa da época, especialmente através de jornais publicados no Sudoeste do Paraná. Trata-se de um artigo que analisa a luta da sociedade local (professores, acadêmicos, políticos etc.) pelo acesso ao ensino superior em Universidade pública.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.