Prevalência de escore de risco para hipotireoidismo clássico em acadêmicos da Universidade da Terceira Idade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v25i42.30939

Resumo

O envelhecimento é uma etapa natural do desenvolvimento humano, e compreende um processo fisiológico de degenerescência biológica e funcional. O hipotireoidismo tem manifestação mais sutil no idoso e é frequentemente subdiagnosticado nesta faixa etária, podendo ser diagnosticado na forma clássica ou subclínica e afetando a qualidade de vida. Este estudo teve por objetivo avaliar o escore de prevalência de risco para hipotireoidismo clássico em estudantes idosos que participam da Universidade da Terceira Idade (UNATI). Trata-se de uma pesquisa quantitativa, transversal, descritiva e exploratória, com amostra de quarenta indivíduos homens e mulheres com idade acima de 50 anos. Como instrumento, foram utilizados um escore de somatória com onze sinais e sintomas para diagnóstico de hipotireoidismo (Zulewski) utilizando um questionário adaptado. A amostra foi separada em dois grupos: grupo com hipotireoidismo diagnosticado (GD) e grupo não diagnosticado (GND), e os sintomas mais relatados foram o ganho ponderal de gordura e lentidão. Concluiu-se que a prevalência de alto risco para hipotireoidismo foi de 2,5%; de risco intermediário 77,5%; e de baixo risco 20,0%. Diante disso, essa forma de triagem de baixo custo possibilitou identificar os pacientes com predisposição para o desenvolvimento do hipotireoidismo clássico.

 

Biografia do Autor

Aline Graciele Henriques Campos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Francisco Beltrão, Paraná, Brasil.

Discente de Medicina pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Francisco Beltrão. Paraná, Brasil. Iniciou o Curso de Medicina no ano de 2021.

Leticia Cristine Tonetti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Francisco Beltrão Paraná, Brasil

Discente de Medicina pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Francisco Beltrão. Paraná, Brasil. Iniciou o Curso de Medicina no ano de 2017.  Atualmente está concluindo o Curso de Medicina pela UNIOESTE em Francisco Beltrão, Paraná

Maria Rachel Pedrazzoli Calixto, Universidade Paranaense UNIPAR - Francisco Beltrão

Graduada em Farmácia pela Universidade Paranaense UNIPAR, campus Paranavaí (2008). Especialista em  Farmácia Clínica com ênfase em Prescrição Farmacêutica (2017), ambas pela UNIPAR. Mestre em Ciências Aplicadas á Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

26-07-2023

Como Citar

VICENTINI, G. E.; HENRIQUES CAMPOS, A. G.; TONETTI, L. C. .; CALIXTO, M. R. P. . Prevalência de escore de risco para hipotireoidismo clássico em acadêmicos da Universidade da Terceira Idade . Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 25, n. 42, 2023. DOI: 10.48075/rfc.v25i42.30939. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/30939. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos