Prevalência de escore de risco para hipotireoidismo clássico em acadêmicos da Universidade da Terceira Idade
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v25i42.30939Resumo
O envelhecimento é uma etapa natural do desenvolvimento humano, e compreende um processo fisiológico de degenerescência biológica e funcional. O hipotireoidismo tem manifestação mais sutil no idoso e é frequentemente subdiagnosticado nesta faixa etária, podendo ser diagnosticado na forma clássica ou subclínica e afetando a qualidade de vida. Este estudo teve por objetivo avaliar o escore de prevalência de risco para hipotireoidismo clássico em estudantes idosos que participam da Universidade da Terceira Idade (UNATI). Trata-se de uma pesquisa quantitativa, transversal, descritiva e exploratória, com amostra de quarenta indivíduos homens e mulheres com idade acima de 50 anos. Como instrumento, foram utilizados um escore de somatória com onze sinais e sintomas para diagnóstico de hipotireoidismo (Zulewski) utilizando um questionário adaptado. A amostra foi separada em dois grupos: grupo com hipotireoidismo diagnosticado (GD) e grupo não diagnosticado (GND), e os sintomas mais relatados foram o ganho ponderal de gordura e lentidão. Concluiu-se que a prevalência de alto risco para hipotireoidismo foi de 2,5%; de risco intermediário 77,5%; e de baixo risco 20,0%. Diante disso, essa forma de triagem de baixo custo possibilitou identificar os pacientes com predisposição para o desenvolvimento do hipotireoidismo clássico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.