Revolução nano: como os sistemas nanométricos estão transformando a liberação cutânea de fármacos
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v26i43.31268Resumo
A nanotecnologia tem sido amplamente explorada no desenvolvimento de formulações tópicas para melhorar a penetração de fármacos na pele. Diversos sistemas nanoestruturados orgânicos como nanocápsulas, nanoesferas, nanoemulsões, microemulsões e lipossomas têm sido utilizados para encapsular substâncias ativas. Esses sistemas apresentam vantagens, como melhorar a disponibilidade e a estabilidade dos ativos e proteger ativos sensíveis. Além disso, eles são capazes de promover penetração mais eficiente dos fármacos na pele, comparados aos fármacos livres, por meio da modificação dos parâmetros de liberação e difusão da substância. Esses sistemas nanoestruturados também oferecem benefícios relevantes ao tratamento tópico, como veiculação de princípios ativos lipofílicos, proteção contra degradação, liberação controlada e direcionamento do ativo a locais específicos na pele. No entanto, a penetração das substâncias na pele depende de vários fatores e compreendê-los é essencial para otimizar o uso da nanotecnologia em formulações tópicas e promover avanços significativos na área. Este artigo resume os principais benefícios da utilização dos nanossistemas na administração cutânea de fármacos que tem revolucionado esta área, bem como as implicações quanto aos aspectos regulatórios e de segurança.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.