Manaus: de metrópole da Amazônia para cidade inteligente e sustentável
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v26i43.31310Resumo
Manaus, berço do Polo Industrial da Zona Franca de Manaus, é responsável por gerar riqueza e propiciar emprego e renda. A instalação do PIM foi primordial para o processo de transformação da cidade de Manaus numa cidade urbanizada, industrial e de elevado grau de concentração populacional. Objetivamos levantar as principais ações já implementadas e em andamento que contribuirão para o processo de transformação da cidade de Manaus numa cidade inteligente e sustentável. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e descritiva e quanto à análise de dados e resultados, prevalece uma análise de conteúdo. Entre as principais ações já implementadas para transformar Manaus numa cidade inteligente e sustentável destacamos: a prontidão tecnológica e a inovação oriunda das empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM), as instituições de pesquisa públicas e privadas, os centros tecnológicos já instalados na capital, a formação continuada do capital humano, as feiras e atividades implementadas para atrair novas empresas no segmento de tecnologia bem como as startups da floresta que aliam tecnologia, conhecimento tradicional e impulsionam a cadeia produtiva dos produtos da floresta.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.