Manaus: de metrópole da Amazônia para cidade inteligente e sustentável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v26i43.31310

Resumo

Manaus, berço do Polo Industrial da Zona Franca de Manaus, é responsável por gerar riqueza e propiciar emprego e renda. A instalação do PIM foi primordial para o processo de transformação da cidade de Manaus numa cidade urbanizada, industrial e de elevado grau de concentração populacional. Objetivamos levantar as principais ações já implementadas e em andamento que contribuirão para o processo de transformação da cidade de Manaus numa cidade inteligente e sustentável. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e descritiva e quanto à análise de dados e resultados, prevalece uma análise de conteúdo. Entre as principais ações já implementadas para transformar Manaus numa cidade inteligente e sustentável destacamos: a prontidão tecnológica e a inovação oriunda das empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM), as instituições de pesquisa públicas e privadas, os centros tecnológicos já instalados na capital, a formação continuada do capital humano, as feiras e atividades implementadas para atrair novas empresas no segmento de tecnologia bem como as startups da floresta que aliam tecnologia, conhecimento tradicional e impulsionam a cadeia produtiva dos produtos da floresta.

Biografia do Autor

Michele Lins Aracaty e Silva, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)Faculdade de Estudos Sociais (FES)Departamento de Economia e Análise (DEA)

DOUTORA em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). MESTRE e ESPECIALISTA em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). MBA em Gestão e Docência do Ensino Superior (UNICEL). MBA em Desenvolvimento Sustentável e Economia Circular (PUCRS). GRADUADA em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). ECONOMISTA. É do quadro de docentes do Departamento de Economia e Análise da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Possui um acervo de livros publicados, artigos em revistas e periódicos além de capítulos de livros nas áreas de Desenvolvimento Regional e Sustentável, Amazônia, Novas Economias, Economia Social, Empregos Verdes, Economia do Crime e Vulnerabilidade Social. Foi Vice-presidente do CORECON-AM para o ano de 2021. Foi Conselheira Efetiva do CORECON-AM (2020-2022). Colunista do Portal Único. Membro da Ordem dos Economistas do Brasil. Membro e Imortal da Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia (ALACA).

Nerine Lúcia Alves de Carvalho, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Possui Graduação em Processamento de Dados (1992), Especialização em Gestão da Informação (1997) e Mestrado Profissional em Engenharia de Produção (2011) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente é Analista de Tecnologia da Informação (TI), lotada na Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (PROTEC/UFAM). 

Downloads

Publicado

31-07-2024

Como Citar

SILVA, M. L. A. e; ALVES DE CARVALHO, N. L. Manaus: de metrópole da Amazônia para cidade inteligente e sustentável. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 26, n. 43, 2024. DOI: 10.48075/rfc.v26i43.31310. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/31310. Acesso em: 8 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos