Fatores associados à constipação intestinal em um grupo de idosos de um município do Sudoeste Paranaense
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v26i43.31347Resumo
Constipação Intestinal diz respeito a uma desordem funcional do intestino, a qual possui ocorrência aumentada conforme a idade, atingindo principalmente os idosos. As complicações deste distúrbio afetam de forma negativa a saúde e qualidade de vida desta população. O estudo objetivou investigar a prevalência e fatores associados à constipação intestinal de um grupo de idosos de um município do sudoeste do Paraná. Realizou-se um estudo transversal com 57 idosos de ambos os gêneros. Os dados foram coletados com questionários, para identificar a prevalência de constipação intestinal, bem como fatores que podem interferir no seu aparecimento, contemplava questões referentes ao gênero, idade, convívio e profissão, a fim de caracterizar a população e questões relacionadas ao funcionamento intestinal, prática de atividade física e uso de medicamentos. Para avaliar a ingestão de fibras e água, aplicou-se um questionário de frequência de consumo alimentar. A associação entre as variáveis estudadas e constipação intestinal foi avaliada através do teste de Fisher com nível de significância P<0,05. A prevalência de constipação intestinal foi de 31,6%, segundo os critérios de Roma III. Quanto às variáveis pesquisadas, observou-se correlação positiva entre constipação e sedentarismo e entre constipação e uso de medicamentos com efeitos colaterais constipantes. Estes resultados mostram que a constipação intestinal é uma doença que costuma atingir o público idoso e apontam para a necessidade de se considerar as alterações fisiológicas ocasionadas pelo envelhecimento na implementação dos tratamentos medicamentosos e nas orientações aos idosos com vistas à prevenção desse transtorno.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.