Fatores associados à constipação intestinal em um grupo de idosos de um município do Sudoeste Paranaense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v26i43.31347

Resumo

Constipação Intestinal diz respeito a uma desordem funcional do intestino, a qual possui ocorrência aumentada conforme a idade, atingindo principalmente os idosos. As complicações deste distúrbio afetam de forma negativa a saúde e qualidade de vida desta população. O estudo objetivou investigar a prevalência e fatores associados à constipação intestinal de um grupo de idosos de um município do sudoeste do Paraná.  Realizou-se um estudo transversal com 57 idosos de ambos os gêneros. Os dados foram coletados com questionários, para identificar a prevalência de constipação intestinal, bem como fatores que podem interferir no seu aparecimento, contemplava questões referentes ao gênero, idade, convívio e profissão, a fim de caracterizar a população e questões relacionadas ao funcionamento intestinal, prática de atividade física e uso de medicamentos. Para avaliar a ingestão de fibras e água, aplicou-se um questionário de frequência de consumo alimentar. A associação entre as variáveis estudadas e constipação intestinal foi avaliada através do teste de Fisher com nível de significância P<0,05. A prevalência de constipação intestinal foi de 31,6%, segundo os critérios de Roma III. Quanto às variáveis pesquisadas, observou-se correlação positiva entre constipação e sedentarismo e entre constipação e uso de medicamentos com efeitos colaterais constipantes. Estes resultados mostram que a constipação intestinal é uma doença que costuma atingir o público idoso e apontam para a necessidade de se considerar as alterações fisiológicas ocasionadas pelo envelhecimento na implementação dos tratamentos medicamentosos e nas orientações aos idosos com vistas à prevenção desse transtorno.

Biografia do Autor

Carla Munique Aparecida Garda, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Bacharel em Nutrição. Mestranda em Saúde, Bem Estar e Produção Animal Sustentável, pela UFFS.

Jaqueline Beatris Zanella, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Bacharel em Agronomia- com ênfase em Agroeocologia pela Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Chapecó. Mestre em Saúde, Bem-Estar Animal e Produção Animal Sustentável, pela Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Agronomia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco.

Karina Baldo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Bacharel em Nutrição pela Universidade Paranaense. Especialização em Gestão de Unidade de Alimentação e Nutrição com ênfase em Gastronomia pela Faculdade Assis Gurgacz. Especialista em Segurança Alimentar e Nutricional pela Universidade Estadual Paulista. Mestre em Ciências Aplicadas a Saúde pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atualmente é nutricionista da Prefeitura Municipal de Salgado Filho, no Paraná.

Dalila Moter Benvegnú, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutora em Farmacologia. Professora Associada da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Bem-Estar e Produção Animal Sustentável da UFFS e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde da UNIOESTE.

Eliani Frizon, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Bacharel em Nutrição. Mestre em Ciências da Saúde. Professora Colaboradora da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Downloads

Publicado

31-07-2024

Como Citar

APARECIDA GARDA, C. M.; ZANELLA, J. B.; BALDO, K.; MOTER BENVEGNÚ, D.; FRIZON, E. Fatores associados à constipação intestinal em um grupo de idosos de um município do Sudoeste Paranaense. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 26, n. 43, 2024. DOI: 10.48075/rfc.v26i43.31347. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/31347. Acesso em: 8 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos