GETERR, 20 anos: a construção de um grupo de pesquisa-ação-participativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v25i42.31526

Resumo

Ao comemorar 20 anos, consideramos de alta relevância política refletir sobre a construção do Grupo de
Estudos Territoriais (GETERR) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, identificando os principais projetos realizados, as teorias, os métodos e os conceitos utilizados, bem como, tentando conhecer limites e avanços no que se refere à pesquisa, ao ensino de graduação e pós-graduação e à extensão universitária. A partir do esforço de realizar (na relação pesquisador-pesquisador e pesquisador-estudante) um trabalho horizontal, transparente e dialógico, um dos resultados verificados está justamente na íntima relação que tentamos efetivar, desde 2002, entre ensino-pesquisa-extensão, esta última, em certo período, entendida como uma concepção voltada para a cooperação com os sujeitos de cada projeto e, mais recentemente, como pesquisa-ação-participativa, conforme tentaremos demonstrar ao longo deste texto.

Biografia do Autor

Marcos Aurélio Saquet, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Líder do Grupo Geterr.

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Publicado

26-07-2023

Como Citar

SAQUET, M. A. GETERR, 20 anos: a construção de um grupo de pesquisa-ação-participativa. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 25, n. 42, 2023. DOI: 10.48075/rfc.v25i42.31526. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/31526. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “GETERR 20 anos: construções teórico-metodológicas: ensino, pesquisa e extensão”