Uma proposta metodológica para se mensurar indicadores de autonomia em Núcleos de Vida e Gestão Familiares (NVGF)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v25i42.31528

Resumo

Este artigo apresenta parte da metodologia e do processo de análise da dinâmica socioespacial de Núcleos de Vida e Gestão Familiar (NVGF) que produzem alimentos orgânicos, utilizada em uma pesquisa de pós-doutorado. Tal análise se deu considerando indicadores de independência econômica e coerência produtiva ecológica existentes nesses NVGFs, que correspondem a elementos que se aproximam do debate sobre autonomia camponesa e sobre a relação entre agroecologia e autonomia. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 21 agricultores, sendo 15 NVGF com produção majoritariamente orgânica e seis NVGF com atividades agropecuárias convencionais. Através das entrevistas, foram definidos indicadores a partir da consideração de sete dimensões: 1) espacial; 2) alimentar; 3) econômico-produtiva; 4) ecológica (biofísica e ambiental); 5) técnica; 6) político-organizativa; e 7) sociocultural. Os resultados indicam que os NVGF com produção de alimentos orgânicos/agroecológicos se aproximam mais das dimensões associadas com a autonomia camponesa, haja vista que os maiores scores se deram nesses tipos de estabelecimentos.

Biografia do Autor

Luciano Zanetti Pessôa Candiotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Professor dos cursos de graduação em Geografia (bacharelado e licenciatura) e do Programa de Pós-graduação em Geografia (mestrado e doutorado) da Universidade Estadual do Oeste do Parana (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão. Membro do Grupo de Estudos Territoriais (GETERR) e Coordenador do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) da UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão, PR.

Downloads

Publicado

26-07-2023

Como Citar

CANDIOTTO, L. Z. P. Uma proposta metodológica para se mensurar indicadores de autonomia em Núcleos de Vida e Gestão Familiares (NVGF). Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 25, n. 42, 2023. DOI: 10.48075/rfc.v25i42.31528. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/31528. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “GETERR 20 anos: construções teórico-metodológicas: ensino, pesquisa e extensão”